Circuito Cultural leva participantes de projetos sociais do TJRJ ao Museu do Amanhã
Participantes de projetos sociais em visita ao Museu do Amanhã
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), realizou na sexta-feira, 29 de agosto, a 4ª atividade do Circuito Cultural 2025 com uma visita guiada ao Museu do Amanhã. A ação contou com a participação de integrantes dos projetos inclusão social ‘Começar de Novo’, ‘Inclusão Legal’, ‘Jovens Mensageiros’ e ‘Justiça pelos Jovens’, que foram acompanhados pela equipe técnica e coordenação da Divisão de Ações Sociais (Diiso).
Durante o percurso guiado pela equipe educativa do museu, o grupo, de cerca de 20 participantes, teve a oportunidade de conhecer a exposição principal ‘Do Cosmos a Nós’, estruturada em cinco núcleos: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. A mostra tem o objetivo de propor reflexões sobre as grandes questões da humanidade, como ‘De onde viemos?’; ‘Quem somos?’; ‘Para onde vamos?’; e ‘Como queremos chegar?’. Para isso, explora temas como a origem do universo, a diversidade da vida, o impacto humano no planeta e os cenários futuros da sociedade.
Visitantes em frente à fachada do Museu do Amanhã
A visita promoveu a aproximação com a cultura, o engajamento dos jovens em debates fundamentais sobre o presente e o futuro do planeta, além de proporcionar um momento de aprendizado e reflexão sobre sustentabilidade, ciência e cidadania.
O Circuito Cultural integra as ações da SGSUS voltadas à inclusão social, ao estímulo à cultura e ao fortalecimento do compromisso do TJRJ com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
SGSUS/IA