Justiça Itinerante celebra casamentos na Quinta da Boa Vista
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do programa Justiça Itinerante, participou neste sábado, dia 30 de agosto, de um grande evento social realizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A ação contou com a celebração de 33 casamentos comunitários.
As uniões foram organizadas pela equipe do programa “RJ + Casamentos”, da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro (Segov), em parceria com a coordenadora da Justiça Itinerante, desembargadora Cristina Tereza Gaulia. O projeto promove acesso para famílias que, muitas vezes, não têm condições financeiras de arcar com os custos do processo de habilitação dos casamentos.
O juiz da Vara Criminal de Itaguaí, Edison Ponte Burlamaqui, destacou que o Poder Judiciário tem uma função de servir à população e que o Justiça Itinerante é apenas um dos instrumentos utilizados para garantir celeridade e eficiência nos serviços prestados.
“São pessoas que já convivem há muito tempo, têm uma união estável e querem convertê-la em casamento. Estamos aqui para facilitar esse processo e fazer essa celebração”, completou.
Além do magistrado, a juíza da 2ª Vara de Família da Comarca de São João de Meriti, Ana Carolina Villaboim, e a juíza Letícia D`Aiuto de Moraes Ferreira Michelli estavam presentes na realização das audiências.
União oficializada
Pessoas de diversas regiões do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de oficializar relações duradouras. Entre elas, está a de Yago Chaves e sua esposa, Pamela Chaves, moradores de Santa Cruz. Aos 30 anos, juntos desde os 16, eles conseguiram realizar o sonho do casamento.
“Desde que começamos a namorar estamos juntos. Temos duas filhas e o casamento sempre fez parte do nosso imaginário. É um sentimento gratificante por essa união”, contou Pamela.
Pamela e Yago, juntos há 14 anos
Há nove anos juntos, Edilson Nunes Filho, de 59 anos, e Edilanea Nunes, de 48, se conheceram no trabalho e já pensavam em se casar. Eles descobriram a ação por uma amiga e logo demonstraram interesse.
“Nós moramos em Mesquita, nos inscrevemos no projeto e, no mesmo dia, pegamos a documentação. O evento foi maravilhoso”, contou Edilson.
Moradores de Mesquita, Edilson e Edilanea se conheceram no trabalho
Mayara Coutinho, de 25 anos, e Alex Monteiro, de 52 anos, também são moradores de Mesquita e estão juntos há dois anos. Mayara está grávida de um mês e meio, e o casal terá o primeiro filho juntos. “O que era para ser só uma amizade se tornou romance. Quando vimos, já estávamos juntos. Alex já queria se casar e, depois de saber da ação, tomamos essa decisão. É um sentimento inexplicável”, contou Mayara.
Alex e Mayara esperam primeiro filho juntos
Patrick Costa e Joyce Gachet, ambos de 30 anos, oficializaram a união dentro do ônibus do Justiça Itinerante. Na presença da juíza Ana Carolina Villaboim, eles concretizaram um amor que começou um ano antes da pandemia. O casal resistiu ao período de lockdown e às dificuldades para se encontrarem. “A iniciativa foi um facilitador nesse processo de casamento. Estar aqui hoje é muito gratificante, estamos muito felizes. Estávamos buscando isso há muito tempo. Estou até sem palavras. Conseguir facilitar esse processo foi muito importante”, relatou Joyce.
Patrick e Joyce oficializaram a união dentro do ônibus da Justiça Itinerante, na presença da juíza Ana Carolina Villaboim
Outros serviços
Além do TJRJ, a ação social contou com a participação de diversos parceiros, como o Detran-RJ, a Fundação Leão XIII, a Cedae, a Procuradoria Regional Federal da 2ª Região, a Faetec e o Procon-RJ.
Entre os serviços oferecidos estavam informações sobre benefícios sociais, balcão de empregos, emissão da CTPS digital e encaminhamentos; atendimento médico, aferição de pressão arterial e glicose; além de orientações sobre alimentação e educação em saúde.
No local, ocorreu a emissão ou agendamento da 1ª e 2ª vias do documento de identidade (RG), mediante apresentação da certidão de nascimento original e do CPF. Água potável foi distribuída para a população, e ainda foram disponibilizados serviços de bem-estar e cuidados pessoais.
VS/SF
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ