Justiça Itinerante promove casamentos na Quinta da Boa Vista neste sábado, dia 30
O Programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Rio participará de um evento social na Quinta da Boa Vista, no próximo sábado, 30 de agosto. Na ocasião, serão celebrados cerca de 33 casamentos comunitários, selecionados pela equipe do programa “RJ + Casamento”, da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro (Segov), e acordados pela coordenadora da Justiça Itinerante, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.
O “RJ + Casamento”, lançado pelo Governo do Estado, promove acesso gratuito ao casamento civil para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. A iniciativa é voltada a casais que já concluíram o cadastro de documentos. Para a habilitação da união, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e apresentar a certidão de nascimento original emitida há, no máximo, seis meses.
Além do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a ação social contará com a participação de diversos parceiros, como o Detran-RJ, a Fundação Leão XIII, a Cedae, a Procuradoria Regional Federal da 2ª Região, a Faetec e o Procon-RJ. A lista de serviços oferecidos inclui informações sobre benefícios sociais, balcão de empregos, emissão da CTPS digital e encaminhamentos; atendimento médico, aferição de pressão arterial e glicose; além de orientações sobre alimentação e educação em saúde.
No local, também será possível emitir ou agendar a 1ª e 2ª vias do documento de identidade - RG, mediante apresentação da certidão de nascimento original e do CPF. A Cedae distribuirá água potável para a população, e haverá ainda serviços de bem-estar e cuidados pessoais, como barbeiro, maquiagem, trancista, designer de sobrancelhas, auriculoterapia e limpeza de pele.
Serviço
Data: 30 de agosto;
Horário: entrega de senhas das 9h às 12h e atendimentos das 9h às 15h;
Local: Av. dos Normalistas (entrada pela Av. Pedro Segundo) - Quinta da Boa Vista.
VS/SF