Curso de libras atrai servidores e funcionários do Tribunal
Os professores de libras, Ramon Marcos Carvalho e Juliana Teixeira, iniciaram o curso com a sala cheia
Servidores e funcionários do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro interessados em aprender a linguagem brasileira de sinais estiveram reunidos na quarta-feira, dia 23 de julho, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). A data marcou o início do primeiro Curso de Libras do TJRJ, uma iniciativa da Secretaria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) para ampliar a comunicação e o acolhimento da comunidade surda.
A aula inaugural reforçou, também, as celebrações pelo Dia Do Intérprete de Libras, 26 de julho. Ao todo, serão oferecidas cinco aulas, de 2h30 de duração, sempre às quartas-feiras, a partir de 15h. O curso é ministrado pelos professores Ramon Marcos Carvalho e Juliana Teixeira.
O objetivo é proporcionar capacitação básica e intermediária em Libras, com foco em um atendimento acessível, humanizado e respeitoso.
“Trata-se de um verdadeiro abraço à acessibilidade, não apenas como política institucional, mas como prática humana e transformadora. Libras é a ponte que conecta os ouvintes aos surdos, com respeito e reconhecimento”, explica o secretário-geral da SGSUS, Carlos Eduardo Menezes da Costa.
Na primeira aula, os presentes aprenderam o alfabeto, os números e tiraram dúvidas com os professores sobre a linguagem de sinais.
MG/MB
Foto/Felipe Cavalcanti