CCPJ homenageia Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna em encontro literário
Na foto, a desembargadora Andréa Pachá (E), a atriz Alessandra Colassanti, o crítico literário Ricardo Vieira Lima e W.D. Lemos, escritor e servidor
Na noite da última sexta-feira, dia 18 de julho, o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-RJ) realizou mais uma edição de seu programa literário, “Do Direito à Literatura”, promovendo um tributo aos escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti. O encontro, que aconteceu na Sala Multiuso do Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, recebeu o nome de “Affonso e Marina: um diálogo amoroso e poético” e contou com a presença de convidados especiais para mergulhar na obra do notável casal da literatura brasileira.
Nascido em Belo Horizonte, Affonso Romano de Sant’Anna foi escritor, poeta, jornalista, cronista e ensaísta, tendo sua produção literária focada no engajamento social, como em sua principal publicação, o livro “Que País É Este?”. Entre os anos de 1990 e 1996, foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, sendo responsável por modernizar a instituição e consolidar um programa de incentivo à leitura. Já Marina Colasanti nasceu na Eritreia, mas veio para o Brasil com sua família ainda criança, após a Segunda Guerra. No Rio de Janeiro, tornou-se escritora e jornalista, tendo mais de 70 obras publicadas e vencendo o prêmio Jabuti em nove oportunidades. Eles se casaram em 1971 e permaneceram juntos até 2025, quando faleceram em razão de problemas de saúde.
Dessa união, marcada por declarações eternizadas em poemas, nasceu a atriz, roteirista e diretora Alessandra Colasanti, que participou do encontro literário em homenagem aos seus pais e apresentou ao público o minidocumentário “Marina Colasanti: entre a sístole e a diástole”, do qual foi diretora. Após a exibição, em conversa mediada pela desembargadora Andréa Pachá, Alessandra trouxe ao público detalhes da convivência com Affonso e Marina desde a infância, passando pelo início de sua trajetória profissional e chegando até o momento de se despedir dos pais. Para ela, a homenagem promovida pelo CCPJ foi uma forma de estar próxima deles. “Foi muito emocionante e alegre. Eu sinto que estar aqui hoje é, de alguma forma, encontrar com a Marina e o Affonso novamente.”, afirmou Alessandra.
Desembargadora Andréa Pachá, Alessandra Colasanti, Ricardo Vieira Lima e W.D. Lemos participam de homenagem a Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti.
O encontro também contou com a participação do crítico literário e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ricardo Vieira Lima, que comandou uma apresentação sobre a trajetória individual de cada um dos escritores, mas fez questão de enaltecer a união do casal, comparando o romance dos dois ao de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Ricardo também trouxe relatos da relação próxima que tinha com Affonso, e encerrou sua participação com uma fala emotiva sobre o encontro. “Essa é uma homenagem pela eternidade do que foi produzido por Marina e Affonso, e ainda bem que muitos de nós tivemos a oportunidade de dizer para eles o quanto foram relevantes, amados e importantes para a formação de novos escritores”, afirmou.
Ao final, os participantes realizaram a leitura de poemas escritos pelos homenageados, como “Frutos e Flores”, “Antes que”, “Casamento” e “Rugas”.
PB*
*Estagiário sob a supervisão de MB
Fotos/Felipe Cavalcanti
Saiba mais sobre o trabalho do CCPJ
CCPJ homenageia o poeta Manoel de Barros na estreia do “Justiça Poética”
Contação de história no CCPJ apresenta filósofo Frantz Fanon para crianças