Autofit Section
Distribuição de mudas e livros no Fórum Central marca início do Mês do Meio Ambiente
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 03/06/2025 16:31

Fotos das mudas que foram distribuídas no Fórum Central

Mudas e sementes foram distribuídas no Fórum Central marcando o início da semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)
 

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promoveu, na segunda-feira (2 de junho), uma ação especial com a distribuição gratuita de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, sementes e livros sobre sustentabilidade. A atividade foi realizada no hall de entrada da Rua Dom Manuel, no Fórum Central.

Organizada pela Divisão de Gestão Ambiental (DIGAM), da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), a iniciativa contou com o apoio da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). As mudas e sementes — entre elas, goiaba vermelha, grumixama e sibipiruna — foram cultivadas por integrantes do projeto “Replantando Vida”, da companhia, que promove a inclusão social e profissional de egressos e detentos do sistema prisional.

Além das 100 mudas e sementes distribuídas, também foram entregues 20 exemplares de livros com temas ambientais, estimulando a leitura e o engajamento sustentável.

O diretor do Departamento de Sustentabilidade, Luiz Felipe Fleury Corrêa, ressaltou o simbolismo da ação:  “O servidor ou a servidora que levou uma muda assinou um termo de adoção, se comprometendo com a preservação da Mata Atlântica. É uma forma de plantar responsabilidade e colher consciência.”

Para retirar a muda, os participantes responderam a perguntas sobre sustentabilidade, reforçando a proposta educativa da iniciativa. Também puderam interagir com a “Árvore dos Desejos”, um espaço lúdico onde deixaram mensagens e reflexões sobre o futuro do planeta.

Durante o evento, esteve exposta a obra “Rio de Cores”, do artista plástico Marcos Lanzieiro, feita a partir de sobras de EVA — exemplo de reaproveitamento criativo de materiais.

A ação marcou o início da programação especial do Mês do Meio Ambiente no TJRJ, que segue com outras atividades de conscientização ao longo de junho.
 

Fonte: SGSUS