Autofit Section
Escola da Magistratura homenageia o desembargador aposentado Geraldo Prado na série “Grandes Professores de Processo Penal”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/05/2025 16:42

 

Da esquerda para a direita: desembargador Marcelo Anátocles, desembargador Geraldo Prado, desembargador José Muiños Piñeiro Filho, desesembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, ministro Marcelo Navarro Riberiro Dantas e Dra. Victoria-Amália de Barros Carvalho Gozdawa de Sulocki

O desembargador aposentado Geraldo Prado foi homenageado na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) na manhã desta sexta-feira (30 de maio) dentro da série criada para homenagear, em vida, os grandes nomes da magistratura.

Com o nome “Grandes Professores de Processo Penal” o jurista, magistrado, escritor, professor e pesquisador foi homenageado em prosa e verso pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, que lembrou da trajetória do homenageado citando versos, trechos de música e lembrando a capacidade transformadora no Direito e no processo penal do professor Geraldo Prado.

O ministro do STJ, iniciou sua homenagem falando do que ambos têm em comum: o sangue nordestino, o time de coração, a cultura, a poesia, o cinema e as artes.

“Assim é Geraldo Prado: ele ensina até calado. Sua visão, sua trajetória o faz o mais importante processualista penal do Brasil. Mentor de muitas decisões do Supremo Tribunal Federal. Quero aqui prestar fazer um agradecimento à EMERJ que, com essa iniciativa de homenagear seus professores em vida, traz uma grande contribuição. Espero, sinceramente, que esse exemplo seja seguido por outras entidades. E, citando um trecho da música de Nelson Cavaquinho, “quem quiser fazer por mim, que faça agora”, afirmou o ministro.

Humanismo

Todos os presentes à homenagem ao professor emérito da EMERJ e doutor em Direito pela Universidade Gama Filho, tinham um ponto em comum a destacar em sua trajetória: o humanismo.

Esse lado, inclusive, do professor e jurista esteve presente em todos os depoimentos dos convidados presente à solenidade, que foi marcada também pelo lançamento do livro “Estudos jurídicos em homenagem ao professor Geraldo Prado por seu 65ºaniversário”.

O desembargador aposentado Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, presidente do Fórum Permanente de Direito Processual da EMERJ, saudou a todos os presentes, fez uma apresentação da trajetória do homenageado e contou sobre o início de sua vida, quando, aos 12 anos, começou a trabalhar na farmácia da família até alcançar a magistratura.

O desembargador José Muiños Piñeiro Filho, presidente do Fórum Permanente de Direito Penal da EMERJ, destacou que os eventos da Escola de Magistratura homenagearão penalistas e processualistas vivos e anunciou que o próximo homenageado será o processualista Jacinto Nelson Coutinho.

“Teremos uma manhã grandiosa, uma vez que o homenageado merece. Sem dúvida, um grande ser humano e jurista. Todos nós é que somos engrandecidos por estarmos participando desse momento hoje”, disse o desembargador José Muiños Piñeiro Filho.
 
O diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto e a desembargadora, Cristina Tereza Gaulia, presidente do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, também prestigiaram o evento.


O homenageado

O professor agraciado com a homenagem que classificou como uma das mais importantes da sua vida, fez questão de agradecer a todos que estiveram presentes em sua vida profissional e ao longo da caminhada. Lembrou de quando começou a lecionar na Baixada Fluminense até chegar à Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, da importância de enxergar o Direito e a sociedade, através de uma visão mais humana.

“Eu me sinto extremamente honrado e digo a todos vocês que o conhecimento se constrói coletivamente”, finalizou Geraldo Prado.

Participaram da mesa de abertura, o desembargador Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira, o desembargador aposentado Geraldo Prado, professor emérito da EMERJ; o desembargador José Muiños Piñeiro Filho, presidente do Fórum Permanente de Direito Penal da Emerj; o desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, presidente do Fórum Permanente de Direito Processual Penal da EMERJ; o ministro do STJ e doutor em Direito pela PUC-SP, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; e a professora de Direito Processual Penal da PUC-Rio e doutora em Teoria do Direito e Democracia Constitucional pela PUC-RIO, Vitória Amália de Barros Carvalho Gozdawa De Sulocki.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto e a desembargadora, Cristina Tereza Gaulia, presidente do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, também prestigiaram o evento.
 
PF/FS
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ