Autofit Section
Magistrados do TJRJ participam da 55ª edição do Fonaje
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/05/2025 17:37

 

Foto mostra sete pessoas de pé, sendo dois homens de terno à esquerda, quatro mulheres de vestidos de cores diferenciadas no centro, e um homem de terno à direita. Todos são magistrados do TJRJ e posam à frente de painel de fundo branco com o símbolo colorido e a palavra Fonaje escrita com  letras grandes

Na foto, da esquerda para a direira, juiz Paulo Mello Feijó, juiz Eric Scapim Cunha Brandão, desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, desembargadora Maria Helena Pinto Machado, juíza Simone de Freitas Marreiros, juíza Isabela Lobão dos Santos e o juiz José Guilherme Vasi Werner

Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) estão participando da 55ª edição do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), que acontece em Fortaleza, sob organização do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O evento, que tem como tema “Estratégia, Inovação e Futuro”, e acontece na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), foi aberto na noite desta quarta-feira (28/5) e prossegue até sexta-feira (30/5).

A delegação do Judiciário fluminense conta com as presenças das desembargadoras Maria Helena Pinto Machado, presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes); Jacqueline Lima Montenegro, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq); das juízas Simone de Freitas Marreiros e Isabela Lobão Santos, integrantes da Cojes; e dos juízes José Guilherme Vasi Wener, integrante da Cojes e juiz coordenador das Turmas Recursais; Paulo Mello Feijó, integrante da Cojes; e Eric Scapim Cunha Brandão. 

A cerimônia de abertura teve a presença do presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, que atuou como debatedor na palestra magna sobre “Inovações e Futuro do Sistema dos Juizados Especiais”, apresentada pelo ministro Paulo Sérgio Domingues, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com o coordenador do Sistema de Juizados Especiais, juiz Ângelo Vettorazzi, o 55º Fonaje, que reúne magistrados de todo o país, propicia a integração, promovendo o aprimoramento da prestação jurisdicional para os Juizados Especiais de todo o país por meio da troca de informações e experiências”.

Programação

Nesta quinta-feira (29/5), a programação foi aberta com a palestra “Juizados Especiais – Análise Evolutiva do Sistema”, ministrada pelo professor Kazuo Watanabe, com a mediação do desembargador Francisco Gladyson Pontes, responsável por coordenar o Sistema de Juizados Especiais do Judiciário cearense.

Ainda pela manhã, foram discutidos temas como a governança dos Sistemas Estaduais de Juizados Especiais e boas práticas. À tarde, os debates abordaram inovação e produtividade, linguagem simples, inteligência artificial e robotização.
Na sexta-feira (30/05), será realizada a assembleia geral para votação dos enunciados a serem definidos durante o encontro, e sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em alusão aos 30 anos de criação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (lei 9.099/95) e aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor. 

Fonaje

Criado em 1997, o Fonaje tem como objetivo integrar magistrados atuantes no sistema de Juizados Especiais estaduais para aprimorar a prestação dos serviços judiciários e auxiliar na padronização de procedimentos adotados no país.

FS*

Fotos: Divulgação

*Com informações do TJCE