Emedi dá início aos trabalhos das Comissões Temáticas
Desembargadores de diferentes comissões do TJRJ participaram da reunião
A Escola de Mediação do Estado do Rio de Janeiro (Emedi) realizou, na tarde desta segunda-feira (26/5), a reunião que deu início aos trabalhos de suas Comissões Temáticas. As comissões tratam de grupos especializados nos Métodos Adequados de Solução de Conflitos.
Com reuniões periódicas abertas ao público, produção acadêmica e realização de pesquisas, a missão das Comissões Temáticas é dupla: contribuir com a produção de conhecimento jurídico sobre a resolução adequada de disputas e disseminar as melhores práticas de gestão judiciária para aperfeiçoar o Sistema de Justiça e contribuir com a efetividade dos serviços prestados aos jurisdicionados.
Os novos colegiados serão integrados por magistrados, professores e pesquisadores e se voltarão ao desenvolvimento de debates, estudos e pesquisas dedicados à resolução adequada de disputas, à consensualidade e à gestão judiciária.
Participaram da reunião, o Des. César Cury, Presidente do Conselho de Administração da EMEDI, e as Desembargadoras e os Desembargadores Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões Temáticas que iniciaram suas atividades: o presidente da Comissão de Cooperação Jurídica Nacional e Internacional, Desembargador Alexandre Antônio Franco Fritas Câmara; a presidente da Comissão de Consensualidade no Processo Civil, Desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira, e seu vice-presidente, Desembargador Ricardo Alberto Pereira; a presidente da Comissão de Consensualidade nas Relações Empresariais, Desembargadora Maria Cristina de Brito Lima e o seu vice-presidente, Desembargador Juan Luiz Souza Vasquez; a presidente da Comissão de Consensualidade nas Relações Tributárias, desembargadora Flávia Romano de Rezende e sua vice-presidente, Desembargadora Leila Maria Rodrigues Pinto de Carvalho e Albuquerque; o presidente da Comissão de Consensualidade nas Relações Fundiárias, Desembargador Marcos Alcina de Azevedo Torres e a sua vice-presidente, Desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira.
Métodos Adequados de Solução de Conflitos
Os métodos de solução de conflitos tratam de alternativas à resolução judicial, buscando soluções consensuais e mais rápidas para as disputas. Incluem negociação, mediação, conciliação, arbitragem e outros, com o objetivo de levar as partes a um acordo sem a necessidade de um processo judicial.
VM*/FS
*Estagiário sob supervisão de FS
Foto: Divulgação Emedi