Autofit Section
III Tribunal do Júri inicia julgamento de Ronnie Lessa e ex-vereador Girão por morte de ex-PM
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/05/2025 22:16

                                         Juíza Tula de Mello, que preside a sessão do júri,  ouve uma  testemunha

Começou nesta quarta-feira (21/5), às 13h30, no III Tribunal do Júri, o julgamento do ex-PM Ronnie Lessa e do ex-vereador do Rio Cristiano Girão, acusados de praticar homicídio qualificado no caso da morte do ex-policial militar André Henrique da Silva Souza, conhecido como Zóio, e da companheira dele, Juliana Sales de Oliveira, no dia 14 de junho de 2014. A sessão do júri é presidida pela juíza Tula Correa de Mello.

Os réus participam do julgamento a distância por estarem presos. Ronnie Lessa, condenado pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, cumpre pena na Penitenciária de Tremembé, em São Paulo. Já Cristiano Girão está preso em unidade do Complexo de Gericinó, no Rio.

                                        Presos, os réus Cristiano Girão e Ronnie Lessa participam do julgamento através de videoconferência
 

O crime aconteceu na Gardênia Azul, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Na ocasião, o casal passava de carro pelo local e foi emboscado, sendo atingido por disparos vindos de outro veículo. O duplo assassinato aconteceu em área onde Girão era apontado, pela polícia, como suspeito de comandar uma milícia. De acordo com a denúncia, Ronnie Lessa teria sido contratado para executar o ex-policial que seria rival do ex-vereador.

Até o início da noite foram ouvidas seis testemunhas: os delegados de Polícia Civil, Moyses Santana Gomes e Daniel Freitas da Rosa; Cristiano Pereira de Oliveira, Carlos Alexandre Bernardo Alves, o delegado da Polícia Federal Guilhermo de Paula Machado Catramby e o policial federal Marcelo de Almeida Pasqualeti. Ainda estavam previstos os depoimentos de mais seis testemunhas, para, em seguida, a sessão entrar na fase dos interrogatórios de Ronnie Lessa e Cristiano Girão. 

Após o interrogatório dos réus, a sessão do júri seguirá para a fase de debates entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e as defesas dos dois acusados. Encerrada esta etapa, os sete jurados que compõem o Conselho de Sentença do III Tribunal do Júri se reunirão na sala secreta para deliberarem sobre a culpa ou não dos acusados. A sentença será proferida pela presidente do júri.

Processo Nº 0515767-28.2014.8.19.0001

SV/JM/FS

Fotos: Brunno Dantas