Aula magna da Esaj debate dignidade pós-humana no transporte e gestão socioambiental
Na mesa, a juíza Rosana Navega (E), o corregedor-geral da Justiça, desembargadopr Cláudio Brandão de Oliveira; o diretor-geral da Emerj, desembargador Cláudio dell’Orto; o desembargador Fernando Cerqueira Chagas e a Profª DrªLucia Frota Pestana de Aguiar
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promoveu, no dia 15 de maio, a aula magna “Dignidade Pós-Humana no Transporte e Gestão Socioambiental”, vinculada à Turma 4 da Pós-Graduação da Escola de Administração Judiciária do TJRJ (Esaj), coordenada pelos desembargadores Fernando Cerqueira Chagas e André Gustavo Corrêa de Andrade.
O evento híbrido, realizado no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e transmitido pela plataforma Zoom, foi organizado pelo Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti, com apoio da Emerj e da Esaj.
Participaram do encontro os desembargadores Cláudio Brandão de Oliveira, corregedor-geral da Justiça; Cláudio Dell’Orto, diretor-geral da Emerj; os coordenadores do curso, além da Profª Drª Lucia Frota Pestana de Aguiar, da juíza Rosana Navega e do Prof. Me. Plínio Braga Neto.
A mesa contou ainda com a presença internacional do Prof. Dr. José González e da Profª Drª Filipa Pais D’Aguiar, da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa (Portugal).
Entre os temas abordados, destacaram-se a dignidade pós-humana, os desafios jurídicos e éticos do transporte de animais, como exportações de gado vivo e transporte aéreo e o papel da tecnologia na gestão socioambiental.
Na ocasião, os desembargadores Fernando Cerqueira Chagas e André Gustavo Corrêa de Andrade anunciaram que estão abertas as inscrições para a Turma 5 do curso de pós-graduação da Escola de Administração Judiciária do TJRJ, cujo projeto pedagógico já integra, desde 2024, o banco de boas práticas do Prêmio Innovare.
Fonte: Esaj
Foto: Divulgação