Autofit Section
Espetáculo 'Luiz Gama – Uma Voz Pela Liberdade' estreia em maio no CCPJ-RJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/04/2025 13:48

A imagem é um cartaz de divulgação de um espetáculo teatral intitulado “Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade”, parte do projeto “Justiça em Cena”.  Aqui estão os principais elementos do cartaz: 	•	Título do projeto: Justiça em Cena 	•	Nome do espetáculo: Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade 	•	Datas e horário: 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de maio, às 18h30 	•	Elenco: Deo Garcez e Soraia Arnoni 	•	Dramaturgia: Deo Garcez 	•	Direção: Ricardo Torres 	•	Local: Sala Multiuso | Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro Rua Dom Manuel, 29, Térreo – Centro, Rio de Janeiro 	•	Ingressos: Entrada franca, mas com vagas limitadas (há um botão indicando “Clique e garanta seu ingresso”) 	•	Organizadores e apoiadores: Logos do CCPJ-RJ (Centro Cultural da Justiça do Estado do Rio de Janeiro), do PJERJ, e da Justiça em Cena.


 

De iniciativa do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-RJ), presidido pela desembargadora Cristina Gaulia, o espetáculo “Luiz Gama – Uma voz pela liberdade”, entra em cartaz na Sala Multiuso, às terças e quartas-feiras, de 6 a 21 de maio.

Nascido em 21 de junho de 1830, na cidade de Salvador, na Bahia, Luiz Gonzaga Pinto da Gama foi vendido ainda criança pelo próprio pai, como se escravizado fosse, para quitar dívida de jogo.  Aos 17 anos, aprende clandestinamente a ler e a escrever e consegue provar sua liberdade. Frequentou a faculdade de Direito da USP, na qualidade de ouvinte e passa a atuar na defesa de escravizados. Jamais cobrar honorários. Ao longo dos anos, o abolicionista conseguiu libertar mais de 500 escravizados. Em 24 de agosto de 1882, aos 52 anos, o autor de “Primeiras Trovas Burlescas de Getulino” falece, sem conseguir presenciar a abolição da escravidão, pela qual tanto lutou. No entanto, nos deixou um legado que deve ser conhecido por todas as pessoas.

 Em 2015, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu a Gama o título de advogado. Em 2018, seu nome é incluído no livro de Heróis e Heroínas da Pátria, e é nomeado Patrono da Abolição.

A montagem discorre sobre a vida e obra do abolicionista que libertou mais de 500 escravizados do cativeiro ilegal no Brasil. A peça destaca os discursos jurídicos e os poemas satíricos de Gama, enfatizando o papel contínuo da abolição, ao traçar paralelos entre o Brasil do século XIX e o atual. Em 2021, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela USP.

Com direção de Ricardo Torres e atuação de Deo Garcez e Soraia Arnoni, o espetáculo tem entrada franca e acontece nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de maio, sempre às terças e quartas-feiras, das 18h30 às 20h.

A Sala Multiuso fica no Prédio Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, na Rua Dom Manuel, 29, no Centro do Rio de Janeiro. Para assistir à montagem as pessoas interessadas poderão se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/produtor/ccpjrj

JM/MB