Autofit Section
Tribunal de Justiça sedia Congresso dos Oficiais de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 03/04/2025 15:24

Foto da abertura do congresso no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim

Da esquerda para a direita: o vice-presidente SINDOJUS/AOJA/RJ Sandro Pereira da Silva; o juiz de Alagoas André Luiz Parizio Maia Paiva; o juiz auxiliar da CGJ Sandro Pitthan; a presidente do Sindojus e AOJA/RJ Claudete Pessôa; o presidente AFOJEBRA Mario Medeiros Neto; a diretora da ESOJUB Andrezza Assis; e o oficial de justiça Fausto Benites

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) está sediando o Congresso dos Oficiais de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que acontece no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, no Fórum Central. A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira (3/4) e lotou o auditório.

Com debates, painéis e palestras, o evento, que termina na sexta-feira (4/4), traz, nesta edição, o tema “Oficial de Justiça na era digital: modernização, humanização e efetividade”.

A presidente do Sindicato e da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado do Rio de Janeiro (Sindojus /AOJA/RJ), Claudete Pessôa, saudou a todos os presentes e disse que o encontro é uma grande oportunidade para fortalecer o papel do oficial de justiça, conciliando a tecnologia, a humanização e a valorização profissional.

Representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, o juiz auxiliar da CGJ Sandro Pitthan Espíndola integrou a mesa de abertura do evento e destacou o tema do congresso por ser instigante e provocar uma reflexão, uma vez que o uso das ferramentas tecnológicas fez com que a pressão e o aumento da carga de trabalho atingissem todos. “Os oficiais de justiça têm de sair das sombras, da invisibilidade e este congresso é uma grande oportunidade para que se discuta essas questões importantes, como a preservação da saúde mental, a humanização do trabalho e a segurança dos oficiais de Justiça”, pontuou o juiz auxiliar da Corregedoria.

Ferramentas que possam diminuir a violência

Logo na abertura do evento, um vídeo com situações de violência enfrentadas pelos OJAs foi mostrado a todos os profissionais que lotaram o Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim. Claudete Pessôa disse que o uso da tecnologia pode ajudar os profissionais que levam a Justiça para casa das pessoas, minimizando os riscos, principalmente no Rio de Janeiro: “Nós somos a presença da Justiça nas ruas e em todos os lugares e, por conta de riscos que enfrentamos, temos que preservar nossa saúde mental e a nossa integridade física também. Como a tecnologia pode nos ajudar? Com a geolocalização e com mais informações, ao invés de irmos a um endereço onde a cidade está deflagrada e até nos impedem de entrar, poderíamos ir a outro lugar onde essa pessoa alvo do mandado está, cumprindo nossa missão”.

No primeiro dia do evento foram cinco palestrantes. Entre eles, a juíza do V Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do TJRJ Luciana Fiala que falou sobre a “Relevância social e institucional dos oficiais de justiça para a prestação jurisdicional célere e efetiva nos casos de violência doméstica contra a mulher”.

Os juízes do TJRJ Anderson Paiva e Fabio Porto, em suas palestras, abordaram temas como Inteligência Artificial e como essa ferramenta pode ser aplicada às rotinas laborativas dos membros e servidores do Poder Judiciário.

Na sexta-feira, será elaborada a "Carta RIOJA2025 – Dos desafios às soluções: um compromisso para o futuro". Com as reivindicações e sugestões dos oficiais de justiça, o documento será encaminhado à Administração do Poder Judiciário fluminense.

Participaram da mesa de abertura do evento o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Sandro Pitthan Espíndola, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; a presidente do Sindojus e AOJA/RJ, Claudete Pessôa; Mário Medeiros, presidente da Associação Federal  dos Oficiais de Justiça do Brasil; André Luis Parizio Maia Paiva, juiz do Estado de Alagoas e professor da Escola Superior dos Oficiais de Justiça do Brasil; Andrezza Assis, diretora da Escola Superior dos Oficiais de Justiça do Brasil; Sandro Pereira da Silva, vice-presidente da Sindojus e AOJA/RJ e  Fausto Benites da Cruz, oficial de justiça avaliador do TJRJ.

PF/MB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ