Autofit Section
Rumo ao futuro: integrantes do projeto "Justiça Pelos Jovens" se formam após dois anos no TJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/04/2025 19:32

Jovens, de camisas brancas e calcas jeans posam para foto junto ao palco de um auditório segurando seus diplomas

Os jovens formandos não esconderam a felicidade e exibiram seus diplomas após dois anos de participação no projeto

 

A Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reuniu, nesta quarta-feira (02/04), jovens do projeto “Justiça Pelos Jovens” para celebrar o encerramento de sua 1ª turma. O Auditório Desembargador José Navega Cretton foi o palco da cerimônia, numa tarde marcada por momentos de emoção, alegria e muitos agradecimentos.

A diretora da Divisão de Ações Sociais (DIISO), Marcia Fayad, entregou os certificados de conclusão para os integrantes do projeto e aproveitou para destacar o crescimento dos jovens, que exerceram a função de auxiliar administrativo em diversos setores do Tribunal pelo período de 2 anos. 

“Hoje vocês conseguem ter uma visão de sociedade, de realidade e de futuro. Nós trabalhamos com essa perspectiva. A convivência aqui no Tribunal trouxe uma mudança para vocês, acrescida de valores, qualidades e experiência. Além da autonomia através do trabalho”, destacou Marcia. 

Prestigiados por uma plateia formada por familiares, amigos e colegas de trabalho, os participantes do “Justiça Pelos Jovens” tiveram a oportunidade de ir até a frente do auditório para fazer agradecimentos. Entre eles estava Jayme Teixeira Therezo Netto, de 21 anos, que recebeu muitos aplausos e olhares admirados ao declamar o poema “Justiça que transforma”, de sua autoria.

Para Pedro Henrique Peçanha, de 19 anos, que teve a experiência de trabalhar na 1ª Vara Empresarial, o “Justiça Pelos Jovens” foi um divisor de águas. “Se não fosse por esse projeto, eu seria uma pessoa totalmente diferente. Hoje eu tenho meu próprio negócio, uma loja de acessórios e conserto de celulares, e vou investir de vez nisso”, declarou Pedro. 

Os jovens ainda puderam ouvir a história de dois ex-integrantes de projetos sociais do TJRJ que compartilharam suas trajetórias depois do encerramento da passagem pelo Tribunal. Lucas Reis, de 27 anos, e André Madureira, de 28, fizeram o mesmo percurso que os formandos concluíram e, atualmente, cada um é dono da própria barbearia. Eles compartilharam conselhos sobre empreendedorismo aos ouvintes, destacando a determinação e a busca por conhecimento como pilares do crescimento profissional. 

Justiça Pelos Jovens

O Projeto Justiça Pelos Jovens oferece oportunidades de trabalho para jovens entre 16 e 21 anos que estejam em conflito com a lei, que cumprem ou já cumpriram medida socioeducativa, encaminhados pelo DEGASE, CRIAADs, CREAs e Vara da Infância e Juventude. O objetivo principal do projeto é oferecer para estes jovens a primeira experiência profissional em ambiente favorável ao desenvolvimento socioafetivo, com acompanhamento e atendimento realizado por uma equipe técnica multidisciplinar.

PB*/FS
*Estagiário sob supervisão de FS
Fotos: Felipe Cavalcanti