Autofit Section
Autismo em debate
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/04/2025 16:21
Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ, desembargadora Regina Lúcia Passos, participa de seminário na Alerj

 

A subsecretária de Estado da Pessoa com deficiência, Bianca Pacheco (E); a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro TJRJ), desembargadora Regina Lúcia Passos; o vice-presidente da Comissão da Pessoa com deficiência da Alerj,  Julio Rocha;  o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, deputado Fred Pacheco; a primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro e membro da Comissão da Pessoa com Deficiência, Analine Castro; o deputado estadual  Munir Neto; e a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, participaram da mesa do seminário

 

A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Regina Lúcia Passos, participou nesta quarta-feira (02/04) da mesa de abertura do seminário “Autismo: Vivendo no Espectro”, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj, no plenário do Palácio Tiradentes, no Centro. A magistrada foi convidada pelo presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, deputado Fred Pacheco, para debater sobre o tema no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. 

“Eu quero manifestar a minha alegria, meu prazer de estar participando desse evento emocionante, intenso, que congregou todas as forças do Estado, representando o Tribunal de Justiça. O Poder Judiciário tem um dever de promover a justiça para essas pessoas, trazendo não só a acessibilidade em todas as dimensões, desde a mais simples, mas principalmente em atitudes com a consciência voltada em prol da inclusão na sociedade”, destacou a desembargadora.

Durante o evento, a magistrada elogiou a iniciativa da Alerj ao promover o encontro e ao apoio que o Governo do Estado tem proporcionado às pessoas com deficiência. Ela ressaltou aos presentes que o TJRJ tem o papel de participar ativamente com um serviço tão necessário em benefício da acessibilidade em todas as circunstâncias e com respeito às diferenças.

“Nós devemos fortalecer os laços com os outros Poderes, com os outros serviços, com todas as instituições, porque é uma fala que tem que ser muito propagada. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos ordena, de forma urgente, a promoção de acessibilidade e de inclusão, não só no próprio Poder Judiciário, mas em toda a sociedade. Estamos conseguindo muita coisa com a Presidência do Tribunal, o que me traz muita satisfação. Que nós tenhamos agora, no nosso calendário oficial, mais eventos e que possamos aprimorá-los, trazendo esse serviço tão necessário para as pessoas com deficiência. Lembrando que nosso Tribunal de Justiça é especial por ser pioneiro. Ele foi pioneiro ao criar uma comissão voltada para acessibilidade e inclusão com ações externas”, acrescentou. 

O deputado Fred Pacheco explicou que a Comissão da Pessoa com Deficiência tem como missão orientar e acolher as demandas e denúncias das pessoas com algum tipo de deficiência para atender da melhor forma possível com profissionais da área do Direito, da assistência social, de libras e reabilitação. A comissão conta com a colaboração de entidades que estão relacionadas à causa. Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, estima-se que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinge de 1% a 2% da população mundial e, no Brasil, aproximadamente dois milhões de pessoas. Entre as crianças, a proporção é de que uma a cada 44 seja diagnosticada com o transtorno, de acordo com o estudo.

“Precisamos sempre nos informar sobre esse assunto. É um tema urgente para a nossa sociedade. Precisamos cada vez mais estabelecer essa relação de informação e conhecimento entre a população e o estado e fazer com que as pessoas com autismo sejam cada vez mais incluídas e tenham visibilidade”, disse o parlamentar.

O seminário contou com a participação da primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro e membro da Comissão da Pessoa com Deficiência, Analine Castro; da secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello; da subsecretária estadual de Políticas Inclusivas, Bianca Pacheco; da psicopedagoga Glauciê Gleyds; da coordenadora da Defensoria Pública, Mabel Neves Arce; da presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Anna Carolina Duna, além da neuropediatra Jessyca Ramos e da psiquiatra Ana Aguiar, que é autista e especialista em autismo em adultos.

SV/FS

Fotos: Thiago Lontra/ Alerj/Divulgação