Autofit Section
Encontro reúne gestores de finanças dos tribunais de justiça dos estados e do DF
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/03/2025 18:35
No evento, paralelo ao Consepre, em Santa Catarina, participantes debateram e trocaram experiências por maior eficiência e sustentabilidade na gestão orçamentária e financeira das Cortes

 

                                                      Representantes de 21 tribunais de justiça do país participaram do encontro

O secretário-geral de Planejamento, Coordenação e Finanças do TJRJ, Eliezer Viana de Oliveira, e o diretor do Departamento Contábil, Justino Henrique de Oliveira Freitas, participaram, nos dias 27 e 28 de março, do 1º Encontro de Gestores de Finanças dos Tribunais de Justiça dos Estados e Distrito Federal.

O evento, que reuniu representantes de 21 tribunais de justiça do país, foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, que sediou, simultaneamente, o Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O principal objetivo do encontro foi promover o fortalecimento dos TJs por meio de troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e construção de soluções inovadoras que impulsionem a eficiência e a sustentabilidade na gestão orçamentária e financeira das cortes estaduais.

A dinâmica dos trabalhos envolveu a realização de workshops sobre temas afetos às finanças dos TJs, com medidas para fomentar as discussões técnicas, disseminar experiências de sucesso e facilitar o estreitamento das relações interpessoais dos responsáveis pela gestão das finanças dos tribunais. Mesas-redondas para debater o fortalecimento das fontes de receita, assim como identificar meios de racionalizar e reduzir os custos dos tribunais também integraram a programação.

No primeiro dia do evento, após abertura solene, que contou com a participação de 104 assistentes – 32 de forma presencial e outros 72 por meio virtual - os gestores elaboraram uma proposta para criação do Comitê de Apoio Técnico Financeiro e Orçamentário, órgão auxiliar e de característica consultiva, a ser submetida ao escrutínio do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O comitê, se aprovado, tem como indicação à Presidência o diretor de Orçamento e Finanças do TJSC, Eduardo Cardoso Silva e, como secretário, Leonardo Onório Rodrigues, assessor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A programação se encerrou nesta sexta-feira (28/3), nas dependências do Fórum Rid Silva. A partir desse primeiro encontro, será divulgada a Carta de Florianópolis, com as principais deliberações dos participantes.

Fonte: Divulgação TJSC