TJRJ participa do XV Consepre em Santa Catarina
Presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais de Justiça Militares com o presidente e o vice-presidente do STJ, ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão, na abertura do XV Consepre, em Santa Catarina
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro, participa do XV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Florianópolis. O evento foi aberto na terça-feira (26/3), na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, pelo presidente do Consepre e do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, e contou com as presenças de presidentes dos Tribunais de Justiça e Tribunais de Justiça Militares, além do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, e do vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão.
Durante a solenidade, ex-presidentes de Tribunais de Justiça do país receberam medalhas como símbolo de reconhecimento e gratidão do Conselho. Foram homenageados o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ex-presidente do TJ do Rio de Janeiro; a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, ex-presidente do TJ do Pará; o desembargador Carlos Alberto França, ex-presidente do TJ de Goiás; a desembargadora Clarice Claudino da Silva, ex-presidente do TJ do Mato Grosso; o desembargador Hilo de Almeida Sousa, ex-presidente do TJ do Piauí; o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, ex-presidente do TJ de Alagoas; a desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini, ex-presidente do TJ do Acre; o desembargador Adão Joel Gomes de Carvalho, ex-presidente do TJ do Amapá; e a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ex-presidente do TJ do Tocantins.
O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo (presidente do TJRJ no biênio 2023/2024) foi um dos ex-presidentes de Tribunais de Justiça homenageados
O presidente do Consepre reafirmou o compromisso com o diálogo para a busca de soluções e ressaltou que, pela primeira vez, o Conselho está recebendo, como convidados, os presidentes dos Tribunais de Justiça Militares.
“Este é um momento de grande importância para todos nós, que somos gestores. O ministro Herman Benjamin, presidente, e o vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão, estão aqui e abrem o Superior Tribunal de Justiça para o diálogo com os tribunais de justiça, convidam os tribunais de justiça a dialogar nessa construção. Aceitamos essa responsabilidade, queremos exercer esse diálogo com a responsabilidade que temos, mas de olho também na lógica constitucional construída do Poder Judiciário. Nós também teremos aqui neste encontro o desafio de tratar efetivamente das questões relacionadas ao exercício da jurisdição, às nossas autonomias. Fazer um diálogo sério, maduro, como é a lógica do Consepre, para o enfrentamento de todas as nossas dificuldades. Não nos furtamos ao debate”, afirmou.
O XV Encontro do Consepre continua até sábado (29/3).
MB