SGJUD promove encontro com Secretarias de Câmaras do TJRJ
A juíza auxiliar da Presidência Alessandra Bilac, a secretária-geral Judiciária Alessandra Anátocles e a diretora do Departamento de Apoio ao Segundo Grau de Jurisdição Elinar Silva de Souza conversam com os secretários das Câmaras do TJRJ
A juíza auxiliar da Presidência Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto e a secretária-geral judiciária Alessandra Fabrício Anátocles da Silva Ferreira promoveram, nesta sexta-feira (24/2), uma reunião com os secretários das Câmaras de Direito Público, de Direito Privado e Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro, realizado no Auditório José Navega Cretton, foi discutir ações para a melhoria da prestação jurisdicional no biênio 2025/2026.
“Nós estamos assumindo essa Secretaria e dispostos sempre ao diálogo, ouvir de vocês as demandas e atendê-las dentro do possível. Estamos com as portas abertas para tentar melhorar o que não estiver bom. O papel da SGJUD (Secretaria-Geral Judiciária) é um pouco esse, de fazer esse intercâmbio”, destacou a juíza Alessandra Bilac. De acordo com a secretária judiciária Alessandra Anátocles, serão feitas reuniões periódicas para estabelecer esse fluxo de trabalho. “Estamos aqui para nos apresentar e ouvir vocês”, acrescentou.
A juíza auxiliar da Presidência Paula Feteira Soares também participou de parte da reunião e ressaltou a experiência administrativa do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, e o otimismo da Administração para os próximos dois anos. "Estamos com uma expectativa positiva e vamos atuar da melhor maneira possível", completou.
As juízas auxiliares da Presidência Paula Feteira e Alessandra Bilac, a secretária judiciária Alessandra Anátocles e a diretora do Departamento de Apoio ao Segundo Grau Elinar Silva de Souza
Iniciativa é bem recebida pelos secretários das Câmaras
Os secretários das Câmaras apresentaram sugestões e preocupações e abordaram temas como a carência de funcionários, a necessidade de adequação do espaço físico das Secretarias, a implantação do sistema eproc, capacitação dos servidores nos novos sistemas, estrutura e distribuição de cargos na segunda instância e uniformização das gravações de sessões.
O secretário da 7ª Câmara Criminal Claudio Perez parabenizou a iniciativa da Administração e falou sobre a importância da comunicação para evitar a propagação de informações falsas: “Quero elogiar essa primeira reunião porque não ficamos à mercê de muitos ruídos”.
Atualmente, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro conta com 10 Câmaras de Direito Público (a 9ª e a 10ª, criadas pelo Tribunal Pleno em 25 de novembro de 2024, foram instaladas no último dia 22 de janeiro), 22 de Direito Privado e oito Criminais instaladas. Na sessão do Tribunal Pleno de 25 de novembro de 2024 foram criadas ainda mais uma Câmara de Direito Privado e uma Criminal que ainda serão instaladas.
MB/FS