Autofit Section
SGJUD promove encontro com Secretarias de Câmaras do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/02/2025 15:51

A imagem mostra um auditório com pessoas assistindo a uma reunião. Na parte da frente, há uma mesa com três mulheres sentadas, falando com a plateia. No fundo, na parede de madeira, está escrito “AUDITÓRIO DESEMBARGADOR JOSÉ NAVEGA CRETTON”. Também é possível ver bandeiras ao fundo, sendo uma do Brasil e outra do Estado do Rio de Janeiro. A plateia é composta por homens e mulheres vestidos de maneira formal, e algumas pessoas estão interagindo entre si.

                                                    A juíza auxiliar da Presidência Alessandra Bilac, a secretária-geral Judiciária Alessandra Anátocles e  a diretora do Departamento de Apoio ao Segundo Grau de Jurisdição Elinar Silva de Souza conversam com os secretários das Câmaras do TJRJ

A juíza auxiliar da Presidência Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto e a secretária-geral judiciária Alessandra Fabrício Anátocles da Silva Ferreira promoveram, nesta sexta-feira (24/2), uma reunião com os secretários das Câmaras de Direito Público, de Direito Privado e Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro, realizado no Auditório José Navega Cretton, foi discutir ações para a melhoria da prestação jurisdicional no biênio 2025/2026.

“Nós estamos assumindo essa Secretaria e dispostos sempre ao diálogo, ouvir de vocês as demandas e atendê-las dentro do possível. Estamos com as portas abertas para tentar melhorar o que não estiver bom. O papel da SGJUD (Secretaria-Geral Judiciária) é um pouco esse, de fazer esse intercâmbio”, destacou a juíza Alessandra Bilac. De acordo com a secretária judiciária Alessandra Anátocles, serão feitas reuniões periódicas para estabelecer esse fluxo de trabalho. “Estamos aqui para nos apresentar e ouvir vocês”, acrescentou. 

A juíza auxiliar da Presidência Paula Feteira Soares também participou de parte da reunião e ressaltou a experiência administrativa do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, e o otimismo da Administração para os próximos dois anos. "Estamos com uma expectativa positiva e vamos atuar da melhor maneira possível", completou.

A imagem mostra um auditório onde ocorre uma reunião institucional. Na parte da frente, há uma mesa com quatro mulheres sentadas, participando de um painel de discussão. Uma delas está falando enquanto as outras ouvem. O fundo da sala possui um painel de madeira com o nome “AUDITÓRIO DESEMBARGADOR JOSÉ NAVEGA CRETTON”, além de bandeiras, incluindo a do Brasil. A plateia é composta por diversas pessoas, algumas vestidas formalmente e outras de maneira mais casual, que estão atentas ao evento. O ambiente tem iluminação artificial e cortinas fechadas ao fundo.

                                                        As juízas auxiliares da Presidência Paula Feteira e Alessandra Bilac, a secretária judiciária Alessandra Anátocles e a diretora do Departamento de Apoio ao Segundo Grau Elinar Silva de Souza
 

Iniciativa é bem recebida pelos secretários das Câmaras

Os secretários das Câmaras apresentaram sugestões e preocupações e abordaram temas como a carência de funcionários, a necessidade de adequação do espaço físico das Secretarias, a implantação do sistema eproc, capacitação dos servidores nos novos sistemas, estrutura e distribuição de cargos na segunda instância e uniformização das gravações de sessões. 

O secretário da 7ª Câmara Criminal Claudio Perez parabenizou a iniciativa da Administração e falou sobre a importância da comunicação para evitar a propagação de informações falsas: “Quero elogiar essa primeira reunião porque não ficamos à mercê de muitos ruídos”.

Atualmente, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro conta com 10 Câmaras de Direito Público (a 9ª e a 10ª, criadas pelo Tribunal Pleno em 25 de novembro de 2024, foram instaladas no último dia 22 de janeiro), 22 de Direito Privado e oito Criminais instaladas. Na sessão do Tribunal Pleno de 25 de novembro de 2024 foram criadas ainda mais uma Câmara de Direito Privado e uma Criminal que ainda serão instaladas. 

MB/FS