Autofit Section
Presidente do TJRJ abre exposição “Rosto de Mulher” na Lâmina III
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/05/2024 20h16

Exposição Rosto de Mulher foi inaugurada nessa quarta, 15, na Lâmina III do Fórum Central


Exposição Rosto de Mulher foi inaugurada nessa quarta, 15, na Lâmina III do Fórum Central

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, abriu, nesta quarta-feira (15/5), a exposição “Rosto de Mulher”, com curadoria e direção do cineasta equatoriano Jarsom Wayans. “São obras que tem por fim lembrar esse grande problema que assola a sociedade que é a violência doméstica, para que possamos refletir sobre isso”, ressaltou o presidente do TJRJ. Em cartaz até 11 julho, das 11h às 17h, no Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho, no hall da Lâmina III, a mostra conta com obras dos artistas Jarsom Wayans, Yasmim Dias, Natf (Natalia Flores), Isabel Figueira e Hudson Batista.

Inspirada nas cartas da mãe do diretor, a mostra revela, por meio de seis obras, as etapas e circunstâncias pelas quais uma mulher pode se tornar vítima da violência, desde a adolescência até a maturidade. A inspiração vinda das memórias de uma mulher que lidou com um mundo selvagem, cruel e marcado pelo machismo, oferece espaço para a autoeducação e reflexão. 

De acordo com Jarsom Wayans, a proposta do projeto é criar um espaço de diálogo sobre a violência contra a mulher de forma educativa. “O que queremos propor é no sentido de como educar e atrair mais pessoas a partir do olhar de cada uma dessas mulheres”, explicou.  

Os grafites e histórias em quadrinhos da artista Natf retratam a selvageria da sociedade em relação às mulheres negras, enquanto as fotografias da jovem indígena Isabel Figueira e o documentário “Marias”, de Yasmim Dias, também contribuem para essa reflexão. A exposição conta ainda com a participação especial das obras fotográficas da intervenção “Verborragia”, dirigida por Hudson Batista, da Gudi Hud Produções, e fotografada por Bendito Benedito. Durante a visita, o público pode vivenciar uma experiência sensorial com o mar, por meio de uma interação de som e imagem.

“É um outro olhar, mas que espelha, que rebate o que queremos mostrar, colocar a arte a serviço da defesa das situações de vulnerabilidade”, pontuou a diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira.  

Também estiverem presentes na abertura da exposição o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, a produtora da mostra “Rosto de Mulher” Emanuele Sanuto e a advogada Ana Paula Carvalho. 
 
Exposição “Rosto de Mulher”
Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho 
Visitação de segunda a sexta, das 11h às 17h 
Hall da Lâmina III Rua Dom Manuel, 37 – Centro, Rio de Janeiro/RJ 
Classificação Livre 
Participação franca
Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ
MB/ MG