Autofit Section
Autofit Section

 

III Mostra Artística e Literária dos COGENs destaca expressão e conscientização por meio da arte

O Museu da Justiça inaugurou, na manhã desta segunda-feira (03), a III Mostra Artística e Literária dos COGENs, realizada em parceria CCPJ-RJ e idealizada pelos Comitês de Promoção de Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação nos 1º e 2º Graus. A Mostra reúne pinturas, textos, fotografias e vídeos feitos por membros do PJERJ para destacar a arte como espaço de expressão e diálogo. Estiveram presentes o desembargador Wagner Cinelli, presidente do Cogen 1º Grau, a desembargadora Patrícia Serra, presidente do Cogen 2º Grau, o terceiro vice-presidente do TJRJ, desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, os juízes Mirela Erbisti e Eric Escapin, a Secretária-geral da SGCON, Mariana Figueiredo e a diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira.

Durante a abertura, os desembargadores Wagner Cinelli e Patrícia Serra chamaram atenção tanto para o fato da exposição tratar de conscientizar sobre temas importantes como assédio e discriminação quanto para a oportunidade da comunidade do TJRJ ter a possibilidade de compartilhar os talentos artísticos da comunidade interna. Segundo ambos, é um caminho para a construção de um ambiente institucional mais respeitoso e plural.

 

Museu da Justiça promove oficina de argumentação inspirada em Luiz Gama

Os arte-educadores do Museu da Justiça apresentaram, na tarde desta quinta-feira (06), nova oficina de argumentação em razão do mês da consciência negra. "Luiz Gama e a Questão Neto" foi uma leitura dramatizada de um processo real, datado do século XIX, voltada para trabalhar o debate e a argumentação, preservação de memória e valores humanitários e de tolerância na Justiça. A ideia é voltar a apresentar outras formas de abordagens tematizadas em outras datas, em oficina que será voltada para grupos fechados de escolas e faculdade.

 

Museu da Justiça recebe doação de toga da Desembargadora Zélia Maria Machado dos Santos

O Museu da Justiça recebeu, nesta quarta-feira (05), a doação de uma toga pertencente à Desembargadora aposentada Zélia Maria Machado dos Santos. A peça, utilizada pela magistrada durante sua trajetória no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, passa a integrar o acervo do Museu da Justiça, contribuindo para a preservação da memória do Judiciário fluminense e de seus personagens.

 

Música no Museu recebe o oboísta internacional Ian Davidson pelo XV RioWindsFestival

O oboeísta Ian Davidson, professor da Universidade Estadual do Texas e membro da Ordem dos Regentes, esteve no Museu da Justiça na tarde desta sexta-feira (07) para edição do Música no Museu. O músico, que também é oboé principal da Orquestra de Ópera de Austin, já se apresentou como solista e músico de câmera e seis continentes. Contabiliza 49 turnês internacionais na carreira.

 

Roda de conversa em Niterói aborda prevenção e histórias de superação no enfrentamento ao câncer de mama

O Museu da Justiça de Niterói realizou, na tarde desta sexta-feira (07), a roda de conversa “Prevenção, autocuidado e histórias de superação: diálogos sobre o câncer de mama”. Participaram Thereza Cypreste, médica mastologista, Gabriciela Donald, enfermeira especialista em oncologia, Alessandra Moura, assistente social e doutora em Direitos Humanos e Políticas Sociais e Denise Rangel, servidora pública. A mediação foi de Sthefani Texeira, graduanda em História.

A conversa, que aconteceu em razão do mês de prevenção contra o câncer de mama, em outubro, tratou do tema das mais diversas formas. Médica, social, humana para fortalecer a importância da prevenção e do diagnóstico.

 

Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes / Whiverson Reis

Autofit Section

Fotos

Autofit Section