Autofit Section
Autofit Section

 

Mesa discute destino e repatriação das coleções imperiais no Museu da Justiça

A segunda mesa do seminário temático ligado à exposição “A Partilha do Imperador”, de tema “O destino das coleções imperiais: circulação e repatriação de bens culturais”, aconteceu na tarde desta terça-feira (20), no Museu da Justiça.

Estiveram presentes o curador Paulo Knauss, o pesquisador Carlos Lima Jr, o biógrafo e escritor Paulo Rezzutti e D. João de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel que detém parte dos ítens expostos na exposição temporária como coleção particular de família.

A discussão girou em torno da circulação dos bens da família imperial, entre objetos científicos e acervo fotográfico, que foi objeto de disputa após a proclamação da República. A experiência de repatriação desses ítens e inclusão em acervos institucionais foi o principal tópico discutido pelos convidados, tanto do ponto de vista de pesquisa e de políticas culturais quanto do pessoal.

 

Aula pública aborda simbolismo e crítica social na obra de Mestre Valentim

O Museu da Justiça recebeu, nesta segunda-feira, o professor Deivid Gaia, do Instituto de História da UFRJ, para a aula pública “O Rio de Janeiro de Mestre Valentim: recepção da Antiguidade e alegoria racial no Chafariz das Marrecas”.

A palestra teve o Chafariz das Marrecas (1783-1785) como foco, e o pesquisador Gaia procurou, em sua fala, explorar as motivações que levaram Valentim a introduzir obras com simbolismo grego clássico em meio a um Brasil colonial extremamente católico. Segundo o professor, isso se dava por uma denúncia de problemas sociais da época, principalmente centrados na questão racial, por meio da mitologia greco-romana.

 

Jef Rodriguez fala sobre música afro-contemporânea em programa do Museu da Justiça

O Museu da Justiça de Niterói recebeu, para o programa “Museu é Arte&Educação”, o compositor e arte-educador Jef Rodriguez. Em conversa com o arte-educador do Museu da Justiça Whiverson Reis, Jef contou sobre o caminho profissional que trilhou unindo música afro-contemporânea e espaços populares. O artista promoveu oficinas de rima e discotecagem no Morro do Palácio, em Niterói, e no Sesc Jacarepaguá.

Além disso, falou também sobre algumas de suas músicas, “Tá Amarrando”, parte da trilha da novela Segundo Sol (TV Globo), e “Trabalho”, utilizada na série Velozes e Furiosos: Espiões do Asfalto – Rio (Netflix, 2019).

 

Andreia Borges apresenta relato sobre o Caminho de Santiago em edição do Troca de Livros

A escritora mageense Andreia Borges da Silva esteve no Museu da Justiça para o programa Troca de Livros. Ela apresentou sua mais recente obra publicada, “Sozinha pelo Caminho Português de Santiago de Compostela”, em que faz relato pessoal da experiência como peregrina no Caminho de Santiago. Andreia Borges, formada em Direito e Letras, atua na EMERJ e é autora de cinco livros, entre contos e romances.

Houve ainda, na ocasião, a Troca de Livros, atividade cultural que incentiva a circulação de conhecimento e o acesso à leitura. os visitantes podem trazer um livro em bom estado e trocar por outro de seu interesse.

 

Visita técnica do IPHAN de Vassouras ao Museu da Justiça

O Museu da Justiça recebeu, nesta semana, a visita técnica de representantes do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, da cidade de Vassouras. Estiveram presentes Ivan Mascarenhas, chefe do Escritório Técnico do IPHAN em Vassouras (ETMP-IPHAN), e Almir Santos de Oliveira, técnico e restaurador, que conheceram as instalações e dialogaram sobre ações voltadas à preservação do patrimônio histórico.

 

Oficina de Assemblagem propõe diálogos entre corpo, natureza e artes visuais no Museu da Justiça

O Museu da Justiça realizou, nesta sexta-feira (22), a Oficina de Assemblagem – Corpo e Natureza, pensado e elaborado pelo Educativo como parte do Programa Artes Integradas. A atividade procurou incentivar possibilidades de criação através da técnica da assemblagem e da corporeidade.

A partir da análise das formas e cores das sementes, folhas e outros elementos naturais, o objetivo principal proposto foi que os participantes pudessem ter uma experiência interdisciplinar entre as artes visuais e cênicas.

 

Texto: Mauro Machado
Fotos: Diego Antunes / Gilmar de Almeida

Autofit Section

Fotos

Autofit Section