Inteligência artificial: boas práticas da Corregedoria serão apresentadas no 95º ENCOGE - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Inteligência artificial: boas práticas da Corregedoria serão apresentadas no 95º ENCOGE
Inteligência artificial: boas práticas da Corregedoria serão apresentadas no 95º ENCOGE
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do TJRJ foi selecionada para apresentar suas boas práticas no 95º Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (ENCOGE), com o tema “Uso da inteligência artificial e diagnóstico de unidades judiciais”.
No segundo dia do evento, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 28 e 30 de maio, a CGJ integrará a oficina “Corregedorias, inovação e uso de inteligência artificial”, voltada à exposição de boas práticas adotadas pelas corregedorias em todo o país.
O convite foi formalizado a partir da apresentação de soluções que incorporam inteligência artificial às atividades de monitoramento e fiscalização pela Diretoria-Geral de Fiscalização e Assessoramento Judicial (DGFAJ/CGJ), atendendo à solicitação encaminhada pelo Colégio de Corregedoras e Corregedores-Gerais do Brasil (CCOGE).
A participação da CGJ reforça o compromisso da Corregedoria com a inovação e o uso de tecnologia para aprimorar a atuação fiscalizatória e o acompanhamento da prestação jurisdicional.
Projetos
Na oficina do ENCOGE, a CGJ apresentará ferramentas inovadoras para detecção de atualizações, identificação e análise de padrões indevidos, além de coleta e análise automatizadas de indicadores.
Conheça os projetos desenvolvidos pela Corregedoria:
. IAPI – Identificação e Análise de Padrões Indevidos
Utiliza algoritmos de aprendizado supervisionado para identificar padrões repetitivos em despachos e atos ordinatórios. A ferramenta é capaz de detectar indícios de práticas protelatórias e irregularidades processuais a partir da análise de grandes volumes de dados.
. Projeto Malta – Análise Automatizada de Indicadores
Ferramenta baseada em aprendizado de máquina que produz diagnósticos automatizados sobre indicadores do CNJ, estrutura de lotação e titularidade das unidades judiciais, com foco em precisão e padronização das análises.
. DataJudAR – Coleta Automatizada de Indicadores do CNJ
Robô que realiza a extração periódica de dados do painel DataJud, como o IAD, taxa de congestionamento e metas. A solução garante maior regularidade e agilidade no acompanhamento de indicadores estratégicos.
. DataMonitor – Detecção de Atualizações no Painel DataJud
Sistema que identifica novas atualizações no painel DataJud e notifica automaticamente os usuários. Está em desenvolvimento uma integração com o DataJudAR, permitindo um fluxo de coleta totalmente automatizado.
O Encontro dos corregedores
O ENCOGE é um encontro tradicional na agenda de eventos das corregedorias de todo o país e traz anualmente em sua programação palestras, oficinas, painéis e debates. O tema central da 95ª edição é “O Papel das Corregedorias para a União do Poder Judiciário Brasileiro”.
Para mais informações sobre o 95º ENCONGE, clique aqui.
NM/ASCOM