Autofit Section
Abril Verde: tempo dedicado à saúde e segurança no trabalho
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 07/04/2022 15:52

Abril Verde, período dedicado a divulgar e debater com a sociedade aspectos fundamentais sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho, e sobre como esses conceitos são interdependentes. Abril, por ser um mês no qual se comemoram duas datas fundamentais para o tema: 7 (Dia Mundial da Saúde) e 28 (Dia Mundial e Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho). E Verde, por ser a cor que simboliza a saúde.

Saúde e Trabalho, dimensões essenciais na vida de todos nós, que, muitas vezes, submersos em nosso desafiador cotidiano, não percebemos como ambas se inter-relacionam. Assim sendo, o Ministério Público do Trabalho abre a campanha deste Abril Verde 2022 com o mote: “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”, com o objetivo de fortalecer a saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e conscientizar empregadores sobre a importância da emissão de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) e no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) 1.

Ao pensarmos em segurança no trabalho, nos vêm à cabeça questões mais ligadas diretamente a acidentes, seja devido à ausência de equipamentos protetivos, ou ao descumprimento de normas, tanto por parte das empresas, quanto pelos trabalhadores, além do uso de materiais prejudiciais à saúde, entre tantos outros problemas relacionados ao tema. Muito natural que isso ocorra, pois foi com a industrialização que essa questão passou a fazer parte da estrutura do mundo do trabalho, sendo imprescindível que assim seja. Porém, além dessas, existem outros problemas que podem passar despercebidos por não serem tão explícitos. São os chamados fatores psicossociais, os quais são considerados “riscos emergentes e relacionados com as novas características dos mundos do trabalho”,2 e que também são causadores de acidentes.

Para Glina (2010, p.15) apud Ruiz e Araújo2 (2012, p.173), riscos psicossociais podem ser definidos como “aspectos do desenho do trabalho, organização e gerenciamento do trabalho e seus contextos sociais e ambientais, que têm o potencial de motivar danos psicológicos e sociais ou físicos“.1 É imprescindível reconhecermos a complexidade das condições de trabalho e seus atores envolvidos, os quais vão muito além das questões basilares, conhecidas e nem sempre cumpridas. Portanto, divulgarmos e debatermos com a sociedade é fundamental para todos.

Reconhecendo a importância do tema, o TJRJ apoia a campanha empreendida pelo Ministério Público, neste Abril Verde de 2022.

 

REFERÊNCIAS:

1 - BRASIL. Ministério Público do Trabalho. Disponível em  https://mpt.mp.br/pgt/noticias/abril-verde-reforca-importancia-do-registro-de-acidentes-de-trabalho.

2 - RUIZ, Valéria Salek. ARAÚJO; André Luis Lima de. Saúde e segurança e a subjetividade no trabalho: os riscos psicossociais. Rev. bras. Saúde ocup., São Paulo, 37 (125): 170-180, 2012.

 

HA/RVL

Galeria de Imagens