Autofit Section
4º Encontro de Mediadores Petrópolis: inovações e desafios na mediação de conflitos
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 27/09/2023 14:19

No 4º Encontro de Mediadores, ocorrido em Petrópolis nos dias 22 e 23 de setembro, foi possível constatar como o Poder Judiciário, em especial o TJRJ, vem trilhando o caminho irreversível dos métodos adequados em solução de conflitos, mais especificamente a Mediação.

Como destacado pelo presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador César Cury, a mediação inaugura um novo Direito, em que o cidadão é o condutor do seu destino, em um tribunal que o acolhe e o auxilia a resolver seus próprios conflitos.

Os palestrantes convidados proporcionaram aos participantes, não somente uma visão geral do que há de mais novo sobre o tema, como também as direções seguidas por aqueles que atuam no ramo.

No campo das ODRs (On Line Dispute Resolution)1 foram mencionadas as ferramentas tecnológicas que já são largamente utilizadas (videoconferências, chats, fóruns, entre outras), assim como as inovações que vêm se tornando realidade, como, por exemplo, a plataforma online de resoluções de conflitos do Poder Judiciário (SIREC), a análise dos dados gerados capazes de prevenir futuros conflitos e o uso da inteligência artificial como a quarta parte na disputa, proporcionando um novo papel ao mediador.

Relativo ao vínculo entre o comportamento dos litigantes e a atuação dos mediadores, foi evidenciada a função de “arquiteto da decisão”, onde descortinar que uma ação judicial é um empreendimento de risco, que as decisões são permeadas por heurísticas2 e vieses cognitivos3 e que a sessão de mediação é, no mínimo, uma oportunidade de redução da desigualdade no acesso às informações entre as partes, é um desafio permanente.

Para além da mediação, também foram apresentadas ações no âmbito da arbitragem e da justiça restaurativa, pois, como destacado pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, a busca pela pacificação social por meio da “[...]solução amigável, consensual é muito mais rápida. É um sistema de multiportas, ou seja, de outras portas para a pacificação social, que não seja o litígio".  

O 4º Encontro de Mediadores foi uma excelente oportunidade de mediadores de todo o Estado do Rio de Janeiro aprofundarem seus conhecimentos, além de se encontrarem e compartilharem experiências.

 

HA/CHC

 

  1. ODR: Resolução de Disputa online
  2. Heurística: regras gerais de influência utilizadas pelo decisor para simplificar seus julgamentos em tarefas decisórias de incerteza.( TONETTO, L. M.; KALIL, L. L. ;  MELO, W.V.; SCHNEIDER, Daniela Di Giorgio, STEIN, L. M.).
  3. Viés Cognitivo:  erros de raciocínio causados por estratégias mentais de simplificação, geradas no esforço de processamento de informações. (KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva. 2011).
Galeria de Imagens