Participaram da mresa de abertura da palestra Marcia Fayad(E), diretora da Divisão de ação social e Acessibilidade; a médica Danielle Provençano Borghi, a juíza auxiliar da Presidência Paula Feteira Soares e o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Carlos Eduardo Menezes da Costa
A Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, reuniu, nesta quarta-feira (26/02), através de iniciativa da Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO), jovens que participam de Programas de Inclusão Social do TJRJ para uma palestra com o objetivo de conscientizá-los sobre as IST - Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A juíza auxiliar da Presidência Paula Feteira Soares, abriu o encontro e citou a importância dos cuidados com a saúde durante a época de festividades que se aproxima. “ A gente está na véspera de carnaval, um momento de alegria, de descontração, de muitos encontros. Mas também é um momento de reflexão sobre as IST e sobre o impacto disso na vida de todos nós. Quando a gente fala de infecções sexualmente transmissíveis, a gente fala de prevenção, a gente fala de saúde, e a gente fala também de planejamento, de projeto de vida”, destacou a juíza.
Ao lado dela, compuseram a mesa o secretário-geral da SGSUS, Carlos Eduardo Menezes da Costa; a diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO), Márcia Fayad; e a médica do Departamento de Saúde (DESAU) do Tribunal de Justiça, Dra. Danielle Provençano Borghi, palestrante do evento realizado no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim.
Antes de iniciar a palestra, a Dra. Danielle deixou um recado ao grupo, composto por integrantes dos projetos Começar de Novo, Inclusão Legal, Jovens Mensageiros e Justiça Pelos Jovens. Para ela, atividades como a palestra ministrada nesta quarta-feira (26/2) são importantes para conscientizar os jovens não apenas sobre as doenças, mas também sobre respeito. “Em toda a minha vida, eu nunca tive uma aula sobre IST. Isso era um tema que a gente não podia falar na escola. O que eu quero que vocês vejam é que sexo é saúde, mas sempre tem que ser feito com muito respeito e cuidado. E a ideia de hoje é mostrar para vocês que, quando a gente não se respeita, algumas coisas não muito interessantes podem acontecer”, alertou.
Durante as explicações, a médica falou aos participantes sobre as formas de transmissão e os perigos de contrair algum tipo de IST, enfatizando que, em casos graves, estas podem significar até mesmo o risco de morte. Além disso, indicou as formas de prevenção e tratamento para esses tipos de infecções.
No Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, servidores e jovens de projetos sociais participam de palestra informativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacando prevenção e cuidados.
Convidado para a palestra por fazer parte do projeto Inclusão Legal, Juan Victor Araujo de Albuquerque disse que, apesar de ter vida reservada e não ser um grande fã do carnaval, irá passar o que aprendeu para pessoas próximas. “Eu acho que é uma boa pauta para conscientizar, né? Eu não pulo carnaval, mas quem esteve aqui hoje vai poder conscientizar irmãos, primos e amigos sobre esse tema, que é importante.”
IST
De acordo com o Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST podem ser causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. Sua transmissão se dá, de forma principal, pelo contato sexual com uma pessoa que esteja infectada, sem uso de preservativo feminino ou masculino. O Sistema Único de Saúde oferece, de forma gratuita, o atendimento, diagnóstico e tratamento para as IST.
*PB/FS
*Estagiário sob supervisão de FS
Fotos: Brunno Dantas