Autofit Section
Portal do Conhecimento do TJRJ: ferramenta de pesquisa jurídica e compartilhamento do conhecimento
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 30/12/2022 18:51

O Portal do Conhecimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) é resultado de uma parceria entre as equipes do Departamento de Gestão dos Acervos do Conhecimento e da Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Voltado principalmente aos magistrados, servidores, advogados e estudantes de Direito, o portal disponibiliza uma série de materiais relevantes, como ementários de jurisprudência, sentenças selecionadas, banco de ações coletivas, informe de suspensão de prazos, publicações, jogos, vídeos e podcasts. Além da possibilidade de pesquisa aos Atos Administrativos do TJRJ e o link de acesso para o Diário da Justiça Eletrônico.

O Portal do Conhecimento tem como compromissos a expansão do diálogo com a sociedade e a cooperação, compartilhamento de conhecimentos e registro de boas práticas. Realizada pesquisa de satisfação, 81% dos participantes reconhecem a utilidade das informações disponibilizadas pelo Portal para o seu trabalho e 83% consideram-se satisfeitos com a facilidade de uso do site.

Nessa perspectiva, durante o ano de 2022, foram criados mais dois produtos: o Podcast Portal do Conhecimento Convida e a Cartilha Portal do Conhecimento .

A cartilha tem por objetivo orientar a navegação do leitor pelas principais ferramentas do portal de forma simples e objetiva.

Já o Portal do Conhecimento Convida consiste em uma série de podcasts com o objetivo principal de disseminar conhecimento jurídico a partir de entrevistas com especialistas em temas selecionados. A cada episódio são discutidas questões jurídicas atuais e relevantes. O primeiro, já disponível no Spotify, trata da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 779, em cujo julgamento se reconheceu a inconstitucionalidade da tese de legítima defesa da honra, e recorda o caso do assassinato de Ângela Diniz, ocorrido há mais de 40 anos, bem como a repercussão dele à época e a mudança de perspectiva que trouxe à sociedade brasileira. O podcast contou com a participação da Dra. Adriana Ramos de Mello, Juíza Titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, que discorreu sobre a vedação de uso da tese da legítima defesa da honra nos casos de feminicídio e destacou a importância de uma atuação conjunta do poder público e da sociedade no combate a situações de violência doméstica. Segundo dados do serviço de streaming Spotify, esse podcast ficou entre os 25% mais compartilhados no mundo!

Navegue no Portal do Conhecimento do TJRJ e conheça todos os nossos produtos. O acesso pode ser realizado pelo endereço eletrônico /web/portal-conhecimento/, pelo menu Consultas do site do TJRJ, ou, ainda, pela área de portais da página principal do site.

 

CPA/ACL

Galeria de Imagens