Autofit Section
SEGURANÇA NO USO DO CELULAR
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 13/10/2020 11:43

O Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro elaborou uma cartilha com dicas de segurança básica para o uso de celulares, com o fim de evitar vírus, clonagem, subtração de dados, entre outras ameaças. 

A segurança (ou a falta dela) no mundo digital vem sendo cada vez mais debatida e tema de estudos. Afinal, como nos lembra Schneier (2001), citado por Netto e Silveira (2007) 1: “as ameaças do mundo digital espelham as ameaças no mundo físico. Se o desfalque é uma ameaça, então o desfalque digital também é uma ameaça. Se os bancos físicos são roubados, então os bancos digitais serão roubados”. Ou seja, estamos expostos ao mesmo tipo de ameaças, seja no mundo físico ou virtual.

Nossa experiência no mundo virtual, até pouco tempo, concentrava-se nos computadores. Aos poucos, fomo-nos acostumando à necessidade de adotar, cotidianamente, hábitos de segurança, preconizados, principalmente, em nosso local de trabalho. Com a popularização do uso de smartphones, onde praticamente tudo que fazíamos no computador agora pode ser feito no celular, expandimos muito os tipos de atividades e, consequentemente, os riscos. A questão de como evitá-los abrange aspectos tecnológicos, físicos e humanos, sendo o fator humano, considerado por  Schneier (2001), citado por Netto e Silveira (2007)1, o mais difícil de se avaliar e gerenciar quanto à segurança. 

Portanto, a segurança da informação é uma responsabilidade compartilhada por todos nós, usuários da tecnologia da informação, cabendo lembrar que:

 “Compete à tecnologia da informação fornecer parte da solução para esse problema, não sendo, contudo, capaz de resolvê-lo em sua plenitude, uma vez que parte das vulnerabilidades pode ser atribuída aos processos de gestão organizacional e ao comportamento humano.” (ARAÚJO, ARAÚJO, BATISTA, 2018)2.

A cartilha “Diretrizes básicas para segurança no uso dos celulares” vem contribuir para a redução desses riscos.

Clique aqui acesse, leia e divulgue.

Referências:

1. NETTO, A. da S.; SILVEIRA, M. A. P. da; Gestão da segurança da informação: fatores que influenciam sua adoção em pequenas e médias empresas. R. Gest. Tecn. Sist. Inf. RGTSI/JISTEM Journal of Information Systems and Technology Management, Brazil. Vol.4, No. 3, 2007, p. 375-397.

2. ARAÚJO, W. J.; ARAÚJO, S. G.; BATISTA, R. R.; Estudo dos aspectos humanos da segurança da informação aplicado na pró-reitoria de gestão de pessoas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Inf. Inf., Londrina, v. 23, n. 2, p. 596 – 618, maio/ago. 2018.

 

HA/CHC

Galeria de Imagens