Autofit Section
Diabetes: ameaça sem alarde
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 23/11/2021 19:06

O que fazer para enfrentar um inimigo silencioso, sorrateiro, que atua de forma dissimulada, que não se manifesta e que age de emboscada?

O primeiro passo é conhecê-lo bem, identificar suas características, por quais formas se manifesta e verificar quais fragilidades mais costuma atacar. Certamente, a estratégia de “Se não conheço, se não vejo, não existe” é a pior possível para combatê-lo.

E se esse inimigo fosse uma doença que acomete mais de 12 milhões de brasileiros1, seu diagnóstico no Brasil tivesse crescido 60% em 10 anos e que 1 em cada 11 pessoas no mundo convivesse com ela2? Além disso, pode atingir os rins, o sistema circulatório e ocular com graves consequências. Essa doença é o DIABETES.

Seguindo nessa direção, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro apoia o projeto “24 Horas Pelo Diabetes”, uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizada em novembro de 2020 e que ocorre novamente em 2021. A campanha tem apresentado êxito em seu objetivo de esclarecer os brasileiros sobre o tema, pois certamente o melhor caminho é o conhecimento, a fim de não só preveni-lo, mas também contê-lo.

Para saber mais sobre o diabetes, como evitar e controlar, assim como sua relação com a pediatria, a endocrinologia, a nefrologia, o sistema circulatório, a oftalmologia, além de políticas públicas que tratam desse tão importante tema de saúde pública, acesse o site 24 Horas Pelo Diabetes.

Referências:

  1. Sociedade Brasileira de Endocrionologia e Metabologia. Disponível em https://www.endocrino.org.br/numeros-do-diabetes-no-brasil/
  2. 24 HORAS PELO DIABETES - EDIÇÃO 2021. Disponível em https://www.24hpelodiabetes.com.br/.

HA/CHC

Galeria de Imagens