Autofit Section
Servidor Público 2021: elo entre qualidade de vida e bem-estar
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 28/10/2021 13:36

Em 28 de outubro, comemora-se o dia do servidor público. Neste ano de 2021, é a segunda vez que o celebramos em meio à pandemia de coronavírus. Porém, diferentemente de 2020, alcançamos determinadas conquistas e já começamos a vivenciar, novamente, alguns momentos de forma presencial e em conjunto, mesmo que ainda seguindo protocolos de segurança sanitária.

Foram 18 meses nos quais convivemos com a incerteza, o medo, a solidão, a perda, enfim, um período muito difícil para todo o mundo. Entretanto, a história nos mostra que, durante esses períodos de dificuldades extremas, sejam eles vividos de forma individual ou coletiva, somos levados a questionar nossos valores e modos de viver, sendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional uma temática imprescindível nessa reflexão.

Ferreira1, pesquisador e docente sobre o tema “Qualidade de Vida no Trabalho” (QVT), em especial no serviço público, desenvolve um modelo baseado no olhar dos trabalhadores, e define a QVT como:

“[...] uma tarefa de todos (e não uma responsabilidade exclusivamente individual) e uma busca permanente de harmonia entre o bem-estar, a eficiência e a eficácia nos ambientes organizacionais (e não no foco exacerbado da produtividade).1

Em seu modelo, são cinco os fatores estruturantes da QVT, sendo um deles o “Elo Trabalho-Vida Social”, no qual são expressas:

“[...] percepções sobre prazer e bem-estar no trabalho, valorização do tempo vivenciado na organização, sentimento de utilidade social, importância da instituição empregadora, significado pessoal e profissional, vida social, relação trabalho-casa, relação trabalho-família, relação trabalho-amigos e relação trabalho-lazer.”2

Nesse momento de retomada, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) nos brindou com a “Semana do Servidor”, na qual as experiências de colegas e especialistas, que esquadrinham as dimensões que compõem nosso bem-estar, inspiram-nos a seguir em frente.

Servidor, PARABÉNS pelo seu dia!

Referências:

  1. FERREIRA, Mário César. Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores - Brasília, DF: Edições Ler, Pensar, Agir, 2011.
  2. KLEIN, L. L., PEREIRA, B. A. D., LEMOS, R. B. (2019). Qualidade de vida no trabalho: Parâmetros e avaliação no serviço público. Revista de Administração Mackenzie, 20(3). Disponível em https://www.scielo.br/j/ram/a/V8HdXZYdMG9f6r8h5mCNs4g/?format=pdf&lang=pt

HA/CHC

Galeria de Imagens