Autofit Section
Dia do idoso – cabe a todos assegurar o direito à vida e à saúde
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 01/10/2021 16:39

Hoje é dia do idoso e aniversário da promulgação de seu estatuto (Lei nº 10.741), que está completando 18 anos. Mas por que temos um dia dedicado ao idoso? Toda data comemorativa tem como objetivo nos fazer refletir a respeito, pois:

Com marcações de tempo, datas, tentamos nos orientar no turbilhão da vida, fazer referências, elaborar memórias”1

Neste primeiro de outubro de 2021, não nos faltam motivos para nos dedicarmos a essa reflexão, já que, durante o período pandêmico – pelo qual ainda estamos passando – os idosos foram um grupo extremamente impactado. Tiveram de enfrentar de modo mais premente os medos que assolavam a todos: o de adoecer, de se afastar do convívio com os seus, da morte solitária, entre tantos outros. Dessa forma, o Estatuto do Idoso mostrou-se ainda mais valioso nesse período, por garantir, em seu artigo terceiro, que é obrigação nossa (da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público) assegurar aos idosos o direito à vida e à saúde.

Aproveitemos esta data, então, para nos lembrar da importância da defesa dos direitos de TODOS:

 “Afinal, a humanidade pode ser dividida em duas grandes categorias: a dos idosos atuais e a dos futuros idosos2.”

Para conhecer melhor e/ou consultar legislação sobre os direitos dos idosos acesse TJRJ - IDOSO E REVISTA DE DIREITO.

 

Referências:

  1. AIDAR, Maria Aura Marques. O “fardo” da velhice e do envelhecimento: subjetividades e políticas no Brasil. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia. MG: 1994. Disponível em https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16324.
  2. WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. Envelhecimento e Poder. Grupo Átomo e Alínea, 2019. Disponível em https://www.grupoatomoealinea.com.br/envelhecimento-e-poder.html.

 

HA/CHC

Galeria de Imagens