Autofit Section
Dia do Magistrado e Dia do Advogado: merecido reconhecimento pela sociedade
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 11/08/2021 18:18

A data de 11 de agosto, escolhida por ser a data de criação dos cursos de bacharelado em Direito no Brasil em 1827, é dedicada a celebrar o dia do magistrado/magistrada e do advogado/advogada, profissões intrínsecas à vida em sociedade, afinal trabalhar em prol da garantia de direitos e na busca por solução de conflitos não é tarefa fácil.

Aos magistrados e magistradas cabe enfrentar os expressivos desafios atuais, pertinentes à “[...] necessidade da concretização dos direitos de cidadania, do fortalecimento da cultura de direitos humanos e a discussão da própria atuação do juiz na implementação dos direitos fundamentais”1. Na contemporaneidade, a expectativa para com o Poder Judiciário é que se aproxime cada vez mais da realidade social e que seja um participante efetivo na construção do país e da sociedade (Piske 2010, p43, apud Teixeira, 1999, p.182), incumbência de grande complexidade e relevância.

Aos advogados e advogadas foram atribuídas, pela Constituição de 1988, funções essenciais à justiça, presentes no Ministério Público, na Advocacia Pública, na Advocacia e na Defensoria Pública. A responsabilidade de poder pleitear em juízo direitos, sejam seus ou de outrem, faz da advocacia uma profissão de inegável valor à nossa sociedade2.

Aos magistrados/magistradas e advogados/advogadas nosso reconhecimento pelo papel exercido em nossa sociedade.

Parabéns.

 

Referências:

  1. PISKE, Oriana. A Função Social da Magistratura na Contemporaneidade. Revista CEJ, Brasília, Ano XIV, n. 49, p. 42-50, abr./jun. 2010. Disponível em https://www.tjdft.jus.br › campanhas-e-produtos › artigo
  2. JÚNIOR, Hélio Vieira. NEVES, Samara Tavares Agapto das. Advogado, constitucionalmente essencial: a função social do advogado na sociedade. Disponível em http://fait.revista.inf.br>arquivos_destaque
Galeria de Imagens