Autofit Section
Dias 22 e 23 de junho - Feira de Sustentabilidade do PJERJ
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 21/06/2022 11:45

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em especial, o cinquentenário da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, nada mais justo do que dedicarmos um tempo para conhecermos mais a respeito de atitudes cotidianas que fazem a diferença. 

Nessa perspectiva, o TJRJ, por meio da COSUS1 e Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE), realizará a Feira de Sustentabilidade do PJERJ, nos próximos dias 22 e 23 de junho, na qual serão apresentadas iniciativas sustentáveis e sua correlação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis estabelecidos pela AGENDA 2030 da ONU.

Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

Em abril último, o TJRJ renovou sua adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente, ao qual se encontra engajado desde 2010. A iniciativa tem a finalidade de fomentar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade no uso de recursos e serviços. E, para sua consecução, conta com a atuação permanente do DEAPE/ Divisão de Gestão Ambiental.

Confirmando o compromisso do PJERJ com a responsabilidade socioambiental, foi elaborada a 2ª revisão do Plano de Logística Sustentável 2021-2023, resultado de um trabalho conjunto com a COSUS, DEAPE e as unidades organizacionais, cujas ações estão alinhadas aos eixos temáticos da A3P2, assim como aos Indicadores de Sustentabilidade do CNJ. Nele estão definidos objetivos, indicadores, metas, iniciativas e unidades responsáveis. Essas ações visam contribuir para o alcance, até 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, em especial os seguintes: 

 

As iniciativas se relacionam a papel, copos descartáveis, água envasada, telefonia, impressões, energia, água e esgoto, gestão de resíduos, reformas e construções, limpeza, vigilância, veículos e combustíveis, qualidade de vida, capacitação e sensibilização em sustentabilidade, aquisições e contratações, e responsabilidade social.

O que não faltam são oportunidades em nosso cotidiano de contribuirmos para a sua consecução. Um pequeno exemplo é o uso da fonte ecológica (disponível no Word), o qual, caso seja necessário imprimir, consumirá menos tinta. 

Não deixe de participar da Feira de Sustentabilidade do PJERJ! Vários expositores irão se apresentar. Entre eles:

Instituto Soul Ambiental: demonstração de programas desenvolvidos para a economia circular, com foco na reciclagem do plástico em benefício de causas sociais.

Reciclotron: startup de impacto socioambiental, por meio de aplicativo para a difusão da cultura da sustentabilidade que estabelece um ecossistema voltado para o consumo consciente, a reciclagem de resíduos eletrônicos e a inclusão digital. Haverá um totem, onde as pessoas poderão depositar e se desfazer de pequenos aparelhos eletroeletrônicos, baterias de celular, pilhas e pequenos cabos.

Instituto SICOOB/ Coop-Justiça: sustentabilidade financeira - crédito para painéis solares.

Programa Refloresta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro: distribuição gratuita de mudas ornamentais.

Outros participantes:

ABATERJ: as pessoas poderão trazer roupas para doação, incentivando a cultura do reuso.

SENAC: parceria com o restaurante da instituição.

AME-RIO: Associação dos Meliponicultores.

TJ/DESAU/ AMIL - Divulgação do Espaço Saúde e orientação aos servidores sobre o novo contrato.

A Feira acontecerá na rua Dom Manuel s/nº, térreo, nos dias 22/06/2022 e 23/06/2022, no horário de 10h às 16h, no mesmo espaço em que costumam ocorrer as feiras orgânicas, de artesanato e da ABATERJ. 

Contamos com TODOS! 

HA/RVL

  1. COSUS - Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade
  2. A3P - Agenda Ambiental da Administração Pública
Galeria de Imagens