Autofit Section
Gestão Participativa, juntos por uma Justiça ainda melhor.
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 30/06/2021 18:03

Magistrados, servidores, promotores, defensores públicos, advogados e jurisdicionados podem avaliar e colaborar com as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2022. Ao responder a pesquisa “Gestão Participativa, juntos por uma Justiça ainda melhor”, os participantes irão contribuir para alterações e/ou elaboração de novas metas.  

A consulta pública é realizada por meio da Rede Nacional de Governança Colaborativa da Justiça Estadual. O objetivo é estimular o envolvimento dos cidadãos na gestão do Judiciário. Além disso, a ferramenta é fundamental para que se possa entender as prioridades e necessidades da população em relação ao Poder Judiciário.   

“As Metas Nacionais representam o compromisso dos tribunais com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade. Diversos são os desafios que as metas do Judiciário se propõem a enfrentar como a produtividade e celeridade processual, a priorização no julgamento das causas relacionadas à improbidade administrativa e aos crimes contra a Administração Pública, o impulso aos processos na fase de cumprimento de sentença e execução não fiscal e de execução fiscal, ente outros”, explica Antonio Carlos da Silva Ferreira, chefe do Serviço de Monitoramento e Apoio ao Planejamento Estratégico, do Departamento de Gestão Estratégica e Planejamento (DEGEP) .  

A pesquisa estará disponível até o dia 18 de julho. Os interessados em participar devem clicar no link http://www5.tjba.jus.br/gestaoparticipativa/ e responder ao questionário. Os resultados serão analisados e encaminhados ao CNJ, que irá avaliar as propostas apresentadas.  

A iniciativa atende ao disposto na Resolução CNJ nº 221 de 2016, que institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça.  

 

Fonte: Assessoria TJRJ

MG