Autofit Section
TJRJ lança quiz no Instagram em Dia Internacional da Reciclagem
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 17/05/2022 12:04

Em 17 de maio é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. Por que precisamos ter um dia no qual o mundo inteiro é provocado a pensar sobre a reciclagem?

Muitos devem pensar: que tema cansativo, agora só se fala nisso. Outros ponderam que essa é uma atitude razoável, mas que não têm jeito e nem tempo para se dedicar a isso. Na prática, a época em que ainda podíamos pensar assim já vai longe. Era uma fase da história em que nossa sociedade não consumia do modo desenfreado a que hoje estamos acostumados, na qual um eletrodoméstico durava a vida toda de um casal e não se usava pratos, copos e talheres descartáveis em festas de aniversário.

O volume de resíduo (lixo) que produzimos diariamente gera, direta ou indiretamente, uma enorme quantidade de problemas, de imediato ou a médio e longo prazos, que não adianta varrermos para debaixo do tapete. De uma forma ou de outra, teremos que enfrentar suas consequências, seja na esfera urbana (lixões, alagamentos, doenças, entre outros), seja sob a forma de prejuízos ambientais, que passam a “agravar ainda mais a qualidade de vida das pessoas, originando desequilíbrios ecológicos e trazendo risco à dinâmica natural do nosso planeta.”1.

No entanto, nossa percepção sobre o trabalho com o lixo, muito vinculado à miséria absoluta, pode se transformar em um “excelente parceiro na luta pela inclusão social”1, pois: “Ao perambular pelas ruas da cidade, certamente nos deparamos com pessoas recolhendo papelão, latinhas de alumínio, dentre outros materiais recicláveis, nas calçadas e no comércio de maneira geral. São os catadores de materiais recicláveis. Misturados à cena cinza da cidade de concreto e asfalto, vão transformando o que é resto em trabalho e renda, proporcionando dignidade de vida e sustento a si próprios e aos seus familiares”2.

Reciclar é um comportamento que não pode mais ser ignorado, todos precisamos aderir. Essa adesão pode se dar de diversas formas, desde a de um simples cidadão participante e consciente, como a daquele que descarta o lixo de forma correta, até o ativista ambiental mais aguerrido. Escolha a que mais se adequa a você.

Quer começar a participar de uma forma divertida? Por exemplo, você sabe onde se deve descartar o comprovante de cartão de crédito/débito e o cupom fiscal? Para descobrir acesse o Instagram do TJRJ e jogue testando seu conhecimento.

Para aprender mais, você poderá assistir à Palestra dia internacional da reciclagem - plano de gerenciamento resíduos sólidos no TJRJ, que acontecerá hoje, 17 de maio de 2022, às 15 horas.

 

HA/WL

Referências:

  1. SILVA, N. M.; NOLÊTO, T. M. “Reflexões sobre lixo, cidadania e consciência ecológica”. Revista Eletrônica do Curso de Geografia do Campus Avançado de Jataí-GO. Geoambiente on-line. Jataí-GO: n. 2, jan.-jun. 2004. Disponível em: htttp://www.jatai.ufg.br/geo/geoambiente.htm.
  2. PEREIRA, A.C.L.; SECCO, L.D.P. Dal; CARVALHO, A.M.R. de. A participação das cooperativas de catadores na cadeia produtiva dos materiais recicláveis: perspectivas e desafios. Rev. psicol. polít., São Paulo,  v. 14, n. 29, p. 171-186, abr.  2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151-549X2014000100012&lng=pt&nrm=iso>.
Galeria de Imagens