Autofit Section
Museu do Poder Judiciário: um lugar de memória
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 10/05/2022 12:31

Maio é um mês especial no âmbito da Justiça, pois no dia 10 celebra-se o Dia da Memória do Poder Judiciário e em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus. 

Em reconhecimento da importância da memória institucional, o Poder Judiciário realiza, de 10 a 13 de maio, sob a organização do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, cujo tema geral será “História, Memória e Patrimônios”. Para discussão no Dia Internacional dos Museus, o tema “O Poder dos Museus” foi eleito pelo International Council of Museums (ICOM), devido ao entendimento de que os museus têm “o poder de transformar o mundo à nossa volta, pois nos ensinam sobre o nosso passado e abrem nossas mentes para novas ideias.”.1

A fim de compreendermos a importância e a relação das datas comemorativas, é necessário retornarmos à origem do vocábulo museu, cujo berço é a Grécia, e remete ao Templo das Musas, filhas de Zeus (identificado com o poder) com Mnemósine (identificada com a memória). “Assim, os museus são a um só tempo: herdeiros de memória e de poder. Estes dois conceitos estão permanentemente articulados nas instituições museológicas.”.2

No momento em que o museu busca essa articulação entre memória e poder, por meio da junção entre práticas de conservação e uso da herança cultural, se coloca a serviço da sociedade, instrumentalizando indivíduos e grupos, se tornando capaz de transformar o mundo à nossa volta. 3

Em harmonia com a incumbência atribuída aos museus atuais, Museu da Justiça - Rio de Janeiro e Niterói, ao se deparar com a situação pandêmica de Covid-19, desenvolveu a exposição e mostra de documentos judiciais “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”, cujos objetivos , além de trazer uma reflexão sobre a atuação das autoridades e do comportamento da população em momentos semelhantes da história, pretendem contribuir para a conscientização acerca das concepções científicas e do senso comum em relação ao contágio, assim como abrir mais um canal de comunicação entre o Poder Judiciário e a população.

Simultaneamente à exposição, o Museu da Justiça abrigou um posto onde, no período entre 18 de outubro e 9 de dezembro de 2021, 8.695 pessoas foram vacinadas e tiveram acesso ao espaço da exposição.

A exposição e mostra de documentos judiciais “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro” concorre ao prêmio CNJ de Memória, participando na Categoria “Difusão Cultural e Direitos Humanos”. 

Para saber mais, acesse: Prêmio CNJ 2022- Memória do Poder Judiciário.

 

HA/WL

 

Referências:

1.ICOM. International Museum Day 2022: The Power of Museums. Disponível em International Museum Day 2022: The Power of Museums - International Council of Museums - International Council of Museums (icom.museum)

2. CHAGAS, Mário. Memória e poder: dois movimentos. Cadernos de Sociomuseologia nº 19. 2009, p.62. Disponível em https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/36.

3. Idem, ibdem.

Galeria de Imagens