Autofit Section
Professor: profissional que transforma indivíduos
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 15/10/2020 18:43

Há quase 60 anos (15 de outubro de 1963), por meio de um decreto federal, foi oficializada e aprovada, pelo então pelo presidente João Goulart, a data de 15 de outubro para se comemorar o dia do professor no Brasil. Como forma de homenagem, foi ideia de um professor paulista chamado Samuel Becker, em conjunto com outros três colegas, no ano de 1947. A data de 15 de outubro foi escolhida por ter sido instituído, em 1827, o Ensino Elementar no Brasil pelo imperador D. Pedro I 1.

Professor é aquele que ensina, mas o que isso significa? Ao consultarmos o dicionário, encontramos definições com vários sentidos: orientar, formar, preparar, habilitar; ou seja, o olhar é sempre sobre o outro indivíduo. Não se é professor sem a figura do outro, no caso o aluno. No mundo contemporâneo, tão caracterizado pelo individualismo, como ainda há tantos profissionais dedicados a preparar o outro? Especialmente no Brasil, onde a profissão ainda não tem o seu merecido reconhecimento. Por que, além daqueles tão relevantes professores da nossa Educação Básica, também encontramos profissionais que também atuam em outras áreas, tais como a Justiça, a Saúde, os Negócios, entre outros, dedicando seu escasso tempo a habilitar o outro em sua profissão?

Há inúmeros fatores intrínsecos a essa ação de ensinar que não caberiam em um simples texto. Porém, podemos lembrar que participar da transformação de um indivíduo é um fator relevante, entre muitos outros, capaz de produzir uma enorme satisfação pessoal, elemento de grande motivação para destacados professores. Com justiça, muito se fala no que o professor é capaz de proporcionar ao aluno. Afinal, lecionar é se relacionar, é uma contínua troca entre ensinar e aprender, concretizada na relação aluno-professor.

Assim sendo, nesse dia festivo, oferecemos, a esses profissionais, o justo reconhecimento, por meio da nossa lembrança. Enfim, quem não tem na memória a figura de um professor que o fez refletir, que o fez capaz de enxergar novos caminhos, que de algum modo o fez capaz de se transformar? Vamos presenteá-los com a chance de se manterem vivos em nossas lembranças. Que cada um de nós seja capaz de recordar um professor que nos modificou para melhor.

Parabéns a todos os professores que participaram da nossa transformação.

 

Referências:

1. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-professor.htm#:~:text=A%20origem%20do%20Dia%20do,vilarejos%20e%20cidades%20do%20pa%C3%ADs.

 

HA/CHC