Autofit Section
Dia Internacional do Idoso: independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 01/10/2020 14:57

Em primeiro de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), cabendo lembrar que, nesse mesmo ano, a ONU aprovou, em assembleia geral, a Resolução 46/91, na qual foram estabelecidas 5 dimensões de direitos do idoso. São elas: independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade. No Brasil, é também a data quando foi promulgada a Lei nº 10.741, que estabeleceu a criação do Estatuto do Idoso (01 de outubro de 2003).

As dimensões de direitos definidas pela ONU, certamente, elevam e garantem a qualidade de vida dos idosos. Porém, a dificuldade é assegurar que esses direitos sejam cumpridos, enorme desafio para um mundo que envelhece. Em nosso cotidiano, o que vivenciamos são situações muito complexas de se solucionar, como, por exemplo, a urgência de se postergar a aposentadoria e a necessidade de o mercado de trabalho e o profissional mais velho se adaptarem a essa nova realidade; também, uma prática médica voltada a aumentar nossa longevidade, que necessita de uma tecnologia de alto custo, além de outros investimentos tais como a acessibilidade em grandes cidades e a promoção da vida social nessa faixa etária.

Curioso notar como a sociedade, ao mesmo tempo em que aprova, apoia, incentiva e aplaude ações que aumentem a longevidade, enfrenta inúmeros desafios para implementá-las. É necessário reconhecer que a tão almejada vida longa não é a mesma durante toda a sua extensão, e que, assim como ser longevo é um objetivo de todos, as condições nas quais vamos usufruir essa longevidade também é responsabilidade de todos nós, e que precisamos encontrar novas formas de alcançá-la.

Quem sabe, o nosso grande desafio não seja conciliar os versos de duas canções dos anos 80? Compostas por Rita Lee e Roberto de Carvalho, uma, intitulada “Baila Comigo”, representa os anseios de quando ainda somos jovens e almejamos a longevidade; e a outra, denominada “Saúde”, que trata de como atravessar essa longa vida:

“Se Deus quiser/Um dia eu morro bem velha” 1;

“Se por acaso morrer do coração/É sinal que amei demais/Mas enquanto estou viva e cheia de graça/Talvez ainda faça um monte de gente feliz” 2.

O TJRJ, atento a esse relevante tema, promove, por meio do Departamento de Ações Pró-sustentabilidade (DEAPE), o projeto “COMO VAI VOCÊ?”, tendo como objetivos: diminuir o impacto da institucionalização, que gera outros tipos de adoecimento e sofrimento ao idoso; levar satisfação e bem-estar ao idoso; dar continuidade ao trabalho social do TJERJ/ GABPRES-DEAPE.

A instituição interessada pode entrar em contato com o DEAPE para agendar a realização do projeto (Telefone: 3133-2581; e-mail: deapebemmequer@tjrj.jus.br).

Para conhecer melhor e/ou consultar legislação sobre os direitos dos idosos acesse TJRJ – IDOSO.

Referências:

  1. LEE, Rita; CARVALHO, Roberto. BAILA COMIGO. Disponível em https://www.letras.mus.br/rita-lee/48498/.

 

  1. LEE, Rita; CARVALHO, Roberto. SAÚDE. Disponível em https://www.letras.mus.br/rita-lee/118834/

 

 

HA / CHC

Galeria de Imagens