Autofit Section
Aposentadoria. Estamos preparados?
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 24/01/2022 19:41

O que é preparar-se para algo? Ao pesquisarmos em um dicionário encontramos diversos significados, dentre eles: estarmos habilitados, prevenir-se, propiciar que algo aconteça, adubar e planejar1, todos conceitos capazes de contribuir para a reflexão sobre o ato de se aposentar.

O trabalho é central em nossa vida pois, contribui para a construção da nossa identidade, é fundamental para o nosso sustento, organiza nossa vida – “O tempo que nos rege é o cronômetro do trabalho” 2-, nos coloca em contato, em um convívio muito próximo e por um considerável número de horas, com pessoas fora do nosso círculo familiar cotidianamente, ou seja, independentemente da relação com o trabalho e do nível de satisfação para com ele, não há como negar sua importância.

Assim como o trabalho, a aposentadoria apresenta contradições e características que amamos e outras que detestamos. Nessa fase é fundamental fazer um mergulho profundo em nosso íntimo e buscar identificar do que sentiremos falta, o que ficaremos gratos por nos afastar e aquilo que podemos suportar sem grande sofrimento.

Conhecendo melhor a sua relação com o trabalho estará mais apto a planejar essa nova fase, lembrando que “[...] planejar não é colocar uma camisa de força na vida”2, mas ser capaz de identificar, escolher e implantar alternativas, tais como:

  1. Iniciar com uma etapa de transição, buscando o que é chamado de “emprego-ponte”, que pode ter ou não relação com a atividade anterior, ser mais flexível, menos demandante, remunerado, porém sem a preocupação em ascender profissionalmente, entre outras características3.
  2. Envolver-se em atividades, sejam culturais, de lazer, esportivas, que não eram possíveis devido ao compromisso com o trabalho.
  3. Estar mais disponível para a família.

As possibilidades são diversas e singulares, lembrando que a aposentadoria é mais um dentre tantos outros momentos de transição, como nos revela Zanelli e J. C. SILVA N. (1996) apud Fôlha e Novo (2011) 4:

“Da meninice à velhice, a vida é contínua mudança. Cada etapa tem um conjunto de características, interesses, possibilidades e limitações próprias.” (grifo próprio)

Reconhecendo a importância de preparar-se para essa fase, o TJRJ, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DEDEP) em parceria com a ESAJ, oferece aos servidores o PPA-TJRJ, um programa que tem por objetivo orientar quanto ao momento para a tomada de decisão e facilitar sua adaptação à nova condição social, com ênfase na importância do planejamento para essa etapa, desmitificando os medos e incertezas, contribuindo de forma efetiva para uma aposentadoria inteligente.

 

Referências:

  1. Dicionário de Sinônimos. Disponível em https://www.sinonimos.com.br/preparar/.
  2. ZANELLI, José Carlos; SILVA, Narbal; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação para aposentadoria nas organizações de trabalho: construção de projetos para o pós-carreira. Porto Alegre: Artmed, 2010
  3. HÉBERT, Benoît-Paul; LUONG, May. Bridge Employment. Perspectives, Statistics Canada — Catalogue no. 75-001-X. November 2008.
  4. FÔLHA, Fernando Antonio Silva; NOVO, Luciana Florentino. Aposentadoria: significações e dificuldades no período de transição a essa nova etapa da vida. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 7 a 9 dezembro de 2011.

 

 

HA / WBL

Galeria de Imagens