Autofit Section
Museólogo: peça-chave na preservação da memória coletiva
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 17/12/2021 18:52

No próximo dia 18 de dezembro, comemoraremos o Dia do Museólogo, data instituída pela Lei nº. 7.287, em 18 de dezembro de 1984, que dispõe sobre essa profissão1. Apesar de ter sido regulamentada no século passado, mais precisamente na década de 80, sua base de formação remete aos anos 30, quando se iniciou o Curso de Museus no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, tendo, portanto, um forte vínculo com uma instituição de relevante valor histórico para o Brasil2.

Para se compreender o que faz esse profissional, peça-chave no quebra-cabeças da memória coletiva, é necessário refletirmos sobre a relevância do espaço no qual atua: o museu. Destacamos que, para muitos, ainda possui uma conotação de lugar onde são guardadas coisas antigas, de valor histórico e monetário, ou, ainda, onde são mantidos objetos raros, exóticos. Contradizendo essa ideia geral, o museu se utiliza do objeto como possibilidade de entendimento da complexidade da sociedade, tendo como base a memória 3.

“O objeto no museu é tratado como suporte informacional, como meio para a
construção de um processo cognitivo. O museu é um espaço de inter-relações entre o homem, o objeto e a memória”3.

Nesse sentido, o museólogo, além de exercer as atividades mais conhecidas, tais como zelar pelo acervo, pelo acondicionamento, catalogação e exposição, ele é também o profissional que intermedia essas inter-relações entre os visitantes e o museu, buscando, além de construir um conhecimento compartilhado, gerar uma compreensão do vínculo entre o passado e o presente.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tem orgulho em ter, em sua estrutura organizacional, profissionais que se dedicam a esse trabalho.

MUSEÓLOGO, parabéns pelo seu dia!

 

Referências: 

 COSTA, Ludmila Leite Madeira da. LIMA, Diana Farjalla Correia. O termo museólogo e seu conceito: análise da atividade profissional em coleções de artistas plásticos contemporâneos.  

  1. SOUZA, Carlos Vitor Silveira de. O museólogo como intelectual orgânico: um estudo de caso sobre a trajetória profissional dos museólogos na Fundação Oswaldo Cruz.  Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio; Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2015. 
  2. JUNIOR GRAIPEL, Hermes José. CUNHA, Miriam Vieira da. O museólogo como profissional da informação em Santa Catarina. IX ENANCIB – Diversidade Cultural e Políticas de Informação, São Paulo, USP, 2008.

 

HA/CHC

Galeria de Imagens