Autofit Section
HUMANITAS – Ciclos de Diálogos Interdisciplinares do Museu da Justiça - O que há de mais fascinante no cosmo?
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 13/12/2023 13:58

O Museu da Justiça, com o objetivo geral de fomentar, em especial, aproximações entre o Direito e as demais Humanidades, dá continuidade às atividades do programa Humanitas – Ciclos de Diálogos Interdisciplinares do Museu da Justiça, cujas ações têm o propósito específico de promover a cultura humanística, filosófica, científica e artística. Nesta 27ª edição, em comemoração ao Dia Nacional do Astrônomo (2 de dezembro – data de aniversário de Dom Pedro II, patrono da astronomia no Brasil), realizaremos, em formato virtual, no dia 14 de dezembro, das 17h às 19h, a palestra intitulada "O que há de mais fascinante no cosmo?", proferida pelo professor Rafael Christ. O convidado é graduado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Física pela mesma instituição, especialista em teoria quântica de campos, e Doutor em Cosmologia pela USP.

Que perguntas pairam em nossa mente quando, fascinados, observamos o céu estrelado? Christ tematizará esse fascínio comum a todos nós, e, em especial, a cientistas e artistas. Em percurso historicista, partirá de descrições mitológico-filosóficas a respeito do cosmo, chegando às atuais compreensões da Física acerca dos aspectos fundamentais da origem e evolução do universo. Também buscará apresentar a beleza, a precisão e a harmonia existentes na presente descrição cosmológica, sobre as quais refletiremos. Após a palestra, o escritor será entrevistado e, em seguida, o público poderá conversar com o convidado e/ou lhe direcionar perguntas.

Os ciclos Humanitas objetivam difundir e realçar noções ético-humanísticas, em apoio ao amplo esclarecimento sociopolítico, imprescindível ao exercício democrático da cidadania.

O evento conta com o apoio das equipes de Produção e do Educativo do Museu da Justiça, além da coordenação de W. B. Lemos e Ricardo Vieira Lima. Doutor em Literatura Comparada pela UERJ e integrante do corpo de instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), Lemos publicou, em 2014, o livro Rasga-mortalha – poemas dos outros, ganhador do Prêmio de Poesia Ivan Junqueira, concedido pela União Brasileira de Escritores – Seção Rio de Janeiro (UBE-RJ). Já Ricardo Vieira Lima é poeta, crítico literário e jornalista. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ e Editor-Assistente da revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea (UFRJ), Ricardo organizou e prefaciou os livros: Anos 80, da coleção Roteiro da Poesia Brasileira (2010), e Poesia completa, de Ivan Junqueira, lançado em 2019, em edição conjunta da editora portuguesa Glaciar com a Academia Brasileira de Letras (ABL). Seu livro Aríete – poemas escolhidos (2021) ganhou os Prêmios Ivan Junqueira, da Academia Carioca de Letras (ACL), e Jorge Fernandes, da União Brasileira de Escritores – Seção Rio de Janeiro (UBE-RJ). A mediação do evento será dos coordenadores.

14 de dezembro, quinta-feira, às 17h. Para participar, acesse: https://rebrand.ly/humanitas ID da Reunião: 228 999 463 518 | Senha: L6FVgb - Link alternativo de acesso à sala .

                                                                                                                                     Museu da Justiça

/web/museu

Antigo Palácio da Justiça - Rio

Rua Dom Manuel, nº 29 | Centro | Rio de Janeiro (atrás do Fórum)

Informações – Agenda Cultural: (21) 3133-3368 | 3133-3366

Antigo Palácio da Justiça - Niterói

Praça da República, s/nº | Centro | Niterói

Galeria de Imagens