No próximo encontro do Leituras no Museu, no dia 25 de setembro, às 17h, em celebração ao Dia Mundial do Tradutor, comemorado na data de 30 de setembro, discutiremos a recente tradução de dois dos poemas mais antigos da literatura mundial: A exaltação de Inana e A descida de Inana ao mundo dos mortos, escritos há mais de 4.000 anos, ambos de autoria da sacerdotisa e primeira poeta mulher da história, Enheduana, uma princesa do império mesopotâmico. Os poemas estão reunidos no livro Inana: antes da poesia ser palavra era mulher (2022), traduzidos pelos poetas Guilherme Gontijo Flores e Adriano Scandolara.
Com a escrita dos poemas de Inana: antes da poesia ser palavra era mulher, conforme Scandolara, na introdução ao livro, “Enheduana é não apenas a primeira poeta mulher da história, mas a primeira pessoa, de qualquer gênero, em qualquer tempo, em qualquer lugar, que escreveu o que chamamos de literatura e deixou sua marca para a posteridade”.
O encontro do Leituras no Museu será conduzido pelo servidor, poeta e crítico W. B. Lemos, Doutor em Literatura Comparada pela UERJ, Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição e integrante do corpo de instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ); e dispõe do apoio das equipes de Produção e do Educativo do Museu da Justiça.
25 de setembro, segunda-feira, às 17h
- Para participar, acesse: https://rebrand.ly/leiturasnomuseu
- ID da Reunião: 289 249 534 087 | Senha: Wb5pDn
- Link alternativo de acesso à sala
- O acesso à sala estará disponível a partir das 16h55min, no dia do evento.
- Pedimos aos participantes que entrem na sala com os microfones e câmeras desligados.
- Participação franca
- Informações: museu.educativo@tjrj.jus.br
- Classificação indicativa: a partir de 14 anos
