Do Direito à Literatura - Clube Leituras no Museu
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 22/09/2023 16h06

No próximo encontro do Leituras no Museu, no dia 25 de setembro, às 17h, em celebração ao Dia Mundial do Tradutor, comemorado na data de 30 de setembro, discutiremos a recente tradução de dois dos poemas mais antigos da literatura mundial: A exaltação de Inana e A descida de Inana ao mundo dos mortos, escritos há mais de 4.000 anos, ambos de autoria da sacerdotisa e primeira poeta mulher da história, Enheduana, uma princesa do império mesopotâmico. Os poemas estão reunidos no livro Inana: antes da poesia ser palavra era mulher (2022), traduzidos pelos poetas Guilherme Gontijo Flores e Adriano Scandolara.

Com a escrita dos poemas de Inana: antes da poesia ser palavra era mulher, conforme Scandolara, na introdução ao livro, “Enheduana é não apenas a primeira poeta mulher da história, mas a primeira pessoa, de qualquer gênero, em qualquer tempo, em qualquer lugar, que escreveu o que chamamos de literatura e deixou sua marca para a posteridade”.

O encontro do Leituras no Museu será conduzido pelo servidor, poeta e crítico W. B. Lemos, Doutor em Literatura Comparada pela UERJ, Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição e integrante do corpo de instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ); e dispõe do apoio das equipes de Produção e do Educativo do Museu da Justiça.
25 de setembro, segunda-feira, às 17h

Galeria de Imagens