Autofit Section
Uma teoria para os nossos complexos tempos
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 24/08/2023 15:37
Humanitas – Ciclos de Diálogos Interdisciplinares do Museu da Justiça Psicanálise e contemporaneidade

“A grandeza da obra de Freud não apenas não invalida – como até incentiva – que olhemos sua teoria de imensa envergadura com olhar crítico.”

Freud e psicanálise – Primeiros contatos com a teoria e a prática clínica, de Marcelo Moraes Caetano (2023).

O Museu da Justiça, com o objetivo geral de fomentar, em especial, aproximações entre o Direito e as demais Humanidades, dá continuidade às atividades do programa Humanitas – Ciclos de Diálogos Interdisciplinares do Museu da Justiça, cujas ações têm o propósito específico de promover a cultura humanística, filosófica, científica e artística. Nesta 23ª edição, em comemoração ao Dia do Psiquiatra (13 de agosto) e ao Dia do Psicólogo (27 de agosto), realizaremos, em formato virtual, no dia 25 de agosto, de 16h às 17h30min, a palestra intitulada "Psicanálise e contemporaneidade", que será proferida pelo escritor e pesquisador Marcelo Moraes Caetano, autor de, entre outras obras, Freud e psicanálise – Primeiros contatos com a teoria e a prática clínica.

Doutor em Letras pela UERJ e pós-doutorando em antropologia pela Universidade de Copenhague, Marcelo Moraes discutirá propostas da psicanálise que abordem o ser humano a partir da complexidade que deriva do contraste entre a psique (com suas expressões subjetivas) e a cultura (com suas especificidades e distinções). Também explorará a hermenêutica que envolve conceitos como o de ego, inconsciente, libido, pulsão, civilização, repressão, recalcamento, etc.

Após a palestra, o escritor será entrevistado e, em seguida, o público poderá conversar com o convidado e/ou lhe direcionar perguntas.

Os ciclos Humanitas objetivam difundir e realçar noções ético-humanísticas, em apoio ao amplo esclarecimento sociopolítico, imprescindível ao exercício democrático da cidadania.

O evento conta com o apoio das equipes de Produção e do Educativo do Museu da Justiça, além da coordenação de W. B. Lemos e Ricardo Vieira Lima. Doutor em Literatura Comparada e Mestre em Literatura Brasileira pela UERJ e integrante do corpo de instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), Lemos publicou, em 2014, o livro Rasga-mortalha – poemas dos outros, ganhador do Prêmio de Poesia Ivan Junqueira, concedido pela União Brasileira de Escritores – Seção Rio de Janeiro (UBE-RJ). Já Ricardo Vieira Lima é poeta, crítico literário e jornalista. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ e Editor-Assistente da revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea (UFRJ), Ricardo organizou e prefaciou os livros: Anos 80, da coleção Roteiro da Poesia Brasileira (2010), e Poesia completa, de Ivan Junqueira, lançado em 2019, em edição conjunta da editora portuguesa Glaciar com a Academia Brasileira de Letras (ABL). Seu livro Aríete – poemas escolhidos (2021) ganhou os Prêmios Ivan Junqueira, da Academia Carioca de Letras (ACL), e Jorge Fernandes, da União Brasileira de Escritores – Seção Rio de Janeiro (UBE-RJ). A mediação do evento será do crítico W. B. Lemos.

Currículo:

Marcelo Moraes Caetano é mestre em Letras pela PUC-Rio, Doutor em Letras pela UERJ, com pós-doutorado em antropologia pela Universidade de Copenhague, Dinamarca, onde é research fellow. Escritor, pesquisador, psicanalista com mais de 50 obras publicadas, professor efetivo da UERJ. Membro do International PEN Club Rio-Londres, da Académie des Arts, Sciences et Lettres de Paris e da Academia Brasileira de Filologia. Seu livro mais recente, Freud e psicanálise: primeiros contatos com a teoria e a prática clínica, lançado em 2023. Esta obra, como várias outras, recebeu resenhas positivas em veículos de comunicação de grande circulação, como o site UOL e o jornal O Globo.

Dados do evento:

  • 25 de agosto, sexta-feira, às 16h
  • O acesso à sala estará disponível a partir das 15h 55min, no dia do evento
  • ID da Reunião: 228 999 463 518 | Senha: L6FVgb
  • Para participar clique neste link no dia do evento
  • Pedimos aos participantes que entrem na sala virtual com os microfones e câmeras desligados
  • Informações: museu.agendacultural@tjrj.jus.br
  • Classificação indicativa: a partir de 14 anos
  • Participação franca
Galeria de Imagens