Autofit Section
Disponibilizada nova edição da Revista de Direito do TJRJ no Portal do Conhecimento
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 13/10/2021 14:28

O volume nº 120 da Revista de Direito tematiza o direito de ir e vir, que é assegurado constitucionalmente por meio de uma abstenção do Estado, uma obrigação de não fazer. Porém, de todo o exposto na apresentação da seção de jurisprudência temática, depreende-se que os direitos fundamentais não são absolutos e devem ser ponderados em articulação com os interesses da coletividade, em prol dos bens maiores que são a vida e a saúde das pessoas.

Na Seção de Doutrinas, foram publicados os seguintes artigos: “Crédito com Superprivilégio Real”, em que se discute a importância da criação de mecanismos que propiciem a reestruturação preventiva do passivo de empresas viáveis em situação de pré-insolvência, através de soluções contratuais, extrajudiciais e pré-concursais; “Astreintes e Preclusão no CPC de 2015”, uma análise dos quatro tipos de preclusão e a possibilidade de modificação do valor ou da periodicidade da multa vincenda prevista no § 1º do art. 537 do CPC; e, ainda, o “Direito à Cidade e Mobilidade Urbana: Reinventando o Modal Bicicleta”, estudo acerca da mobilidade urbana, subespécie do Direito à Cidade, que pode ser definida como o aproveitamento equitativo dos recursos materiais e imateriais oferecidos pela cidade, norteado por princípios de sustentabilidade, democracia, solidariedade e justiça social.

O número em questão da Revista de Direito está disponibilizado no Portal do Conhecimento. Para acessar essa edição e edições anteriores, clique aqui, ou no ícone "Publicações"

 

 

Galeria de Imagens