Autofit Section
Alteração no Registro Civil é tema de Pesquisa Selecionada
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 23/05/2023 18:04

O Tribunal do Estado do Rio de Janeiro, ao reconhecer a importância do Registro Civil das Pessoas Naturais, em especial, por concretizar o acesso das pessoas aos seus direitos fundamentais, disponibilizou, no Portal do Conhecimento, uma pesquisa selecionada sobre Registro civil - Alteração / Mudança de nome / Adequação de gênero, na qual podem ser consultados Acórdãos sobre o tema.

Relevantes mudanças presentes em nossa sociedade atual são refletidas nas possibilidades de registro civil, que se desdobram como instrumento de inclusão e reconhecimento da diversidade sobretudo aqueles vinculados à proteção da personalidade1. Nossa Constituição Federal de 1988, em seu art. 1º, III, trata do princípio da dignidade humana que pode ser vista como uma cláusula geral de proteção da personalidade2, cabendo destacar que o nome é um elemento do direito da personalidade. Conforme nos lembra Diniz3 “São direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe é próprio, ou seja, [...] sua integridade moral (honra, recato, segredo pessoal, profissional e doméstico, imagem, identidade pessoal, familiar e social).”

O nome da pessoa, por fazer parte da sua identidade, não a poderá expor a situações vexatórias frente aos grupos sociais dos quais participa, seja por mudança de sexo, identificação de gênero ou quaisquer outros motivos que a levem a sofrer constrangimentos.

Para saber mais acesse Registro civil - Alteração / Mudança de nome / Adequação de gênero

HA/CHC

Referências:

1.DAHLKE, C.; O papel do Registro Civil da Pessoas Naturais na concretização da dignidade humana a partir da solidariedade nas novas atribuições como ofícios da Cidadania. Dissertação (Mestrado em Direito). Universidade de Santa Cruz do Sul, 2020. Disponível em https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/2978. Acesso em 22/mai/23.

2.NEIS, V. A.; Direito ao nome como concretização do direito à identidade pessoal: propostas de alteração na LRP para a aproximação destes dois direitos. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Graduação em Direito, Florianópolis, 2021. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228503. Acesso em 22/mai/23

3.DINIZ, M.H.; Curso de direito civil brasileiro. Parte geral. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

Galeria de Imagens