Autofit Section
Do Direito à Literatura
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 24/08/2021 13:26
Sarau das Musas (Palavras Cantadas) – Glauco Mattoso, 70 anos

“Nasci glaucomattoso, não poeta./ Poeta me tornei pela revolta/ que contra o mundo a língua suja solta/ e a vida como báratro interpreta.// Bastardo como bardo, minha meta/ jamais foi ao guru servir de escolta/ nem crer que do Messias venha a volta,/ mas sim invectivar tudo o que veta."

“Soneto natal”, do livro Poesia digesta (2004), de Glauco Mattoso.

O Museu da Justiça, com o intuito de promover a leitura de poesia, realizará a 13ª Edição do Sarau das Musas – Glauco Mattoso, 70 anos, em formato virtual, no dia 27 agosto, às 17h, como mais um dos desdobramentos do programa Do Direito à Literatura – Encontros Literários Interdisciplinares, série de ações que têm como objetivo buscar aproximações entre o Direito e as demais Humanidades.

Nesta edição celebraremos os 70 anos do poeta, ensaísta e ficcionista paulista Glauco Mattoso. Herdeiro pós-moderno de poetas como Aretino, Bocage e Gregório de Matos, além de brilhante sonetista, Mattoso é senhor de uma escrita marcada pela sátira, usada como instrumento de crítica aos costumes, às questões sociais e políticas. O encontro contará com as participações da professora e pesquisadora Eliane Robert Moraes (USP e CNPq), autora de relevantes ensaios sobre o imaginário erótico na literatura, e dos poetas e professores universitários Marcelo Diniz (UFRJ) e Wilberth Salgueiro (UFES), ambos especialistas na obra do autor em questão.

Além de conversar com os convidados, todos os participantes poderão ler poemas do homenageado, bem como os se sua própria autoria, desde que, preferencialmente, dialoguem com a obra e/ou os temas da poesia de Glauco Mattoso.

O Sarau das Musas, já a partir de seu nome, deseja realçar a noção originária e etimológica do Museu como Casa ou Templo das Musas (as entidades às quais, na Antiguidade Clássica, era atribuída a capacidade de inspirar a criação artística), com o objetivo de resgatar a história e atualizar a forma das tradicionais reuniões literárias e musicais cariocas, tão ao gosto da Belle Époque e do Rio antigo, em que os apreciadores de poesia e música se reuniam para dizer e ouvir poemas e canções de sua preferência.

O evento conta com o apoio das Equipes de Produção e do Educativo do Museu da Justiça e a Coordenação de W. B. Lemos, Doutor em Literatura Comparada (UERJ) e integrante do Corpo de Instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), e Ricardo Vieira Lima, Doutor em Literatura Brasileira (UFRJ), crítico literário e poeta. Nesta edição, os coordenadores também atuarão como mediadores.

Serão concedidas horas de capacitação pela ESAJ a quem participar de todo o evento. Não é necessário se cadastrar nem solicitar a atribuição das horas, basta entrar na plataforma com seu e-mail individual corporativo.

  • 27 de agosto, sexta-feira, às 17h.
  • O acesso à sala estará disponível a partir das 16h45min no dia do evento
  • Participação franca | Informações por e-mail: ccmj.agendacultural@tjrj.jus.br.
  • Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Galeria de Imagens