Portal do Conhecimento Convida: combate à desinformação na era digital
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 02/02/2023 19:38

As notícias falsas não são nenhuma novidade em nossa sociedade. Entretanto, na era digital, o debate sobre esse tipo de conteúdo ganha novos contornos, já que a popularização das redes sociais permite que todo tipo de informação se dissemine com alcance e velocidade extraordinários.

Para traçar um panorama prático e teórico de como essas notícias inverídicas, manipuladas ou descontextualizadas impactam nosso dia a dia e, em maior escala, nosso sistema democrático, contamos com a participação do Dr. Bruno Bodart, juiz de direito do TJRJ e autor do artigo Fake News e Democracia, no terceiro episódio do podcast Portal do Conhecimento Convida.

No episódio, o magistrado disserta sobre os fatores que contribuem para o surgimento e a reprodução das fake news no meio digital, além de abordar um debate relevante na atualidade: o limite entre o combate à desinformação e o cerceamento da liberdade de expressão pelo Poder Judiciário.

O episódio também conta com uma série de dicas práticas e objetivas para que o internauta possa identificar uma notícia falsa.

Confira o terceiro episódio do Portal do Conhecimento Convida – Fake news na Era Digital nas plataformas Spotify e YouTube.

Para maiores informações sobre o tema, a íntegra do texto Fake News e Democracia, de autoria do Juiz Bruno Bodart, está disponível no volume 119 da Revista de Direito do TJRJ.

GD

Galeria de Imagens