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- Outubro Rosa: um pouco sobre a história e a importância da campanha que luta contra o câncer de mama
O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e sua história começa nos anos 90 do século XX, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, promovida anualmente na cidade desde 1990. Depois disso, o laço passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e em outros eventos.
Ainda nos anos 90, algumas cidades americanas começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. À época, o período do ano em que essas ações se concentraram passou a ser denominado de Outubro Rosa. Todas ações eram, e são até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc. surgiu posteriormente, e foi algo que tornou o movimento muito popular mundialmente, pois essa expressão visual é facilmente compreendida por todos.
No Brasil, a primeira ação que envolveu o uso de iluminação associada ao Outubro Rosa foi a instalada no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, por iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes da causa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força no país, quando diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades, incluindo a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres em todo o mundo e o segundo no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, o que corresponde a 28% dos novos casos e à primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres. Tudo isso torna o Outubro Rosa fundamental para a prevenção da doença.
O sucesso da campanha no nosso país pode ser medido por dados compartilhados pelo Ministério da Saúde, em 2020, informando que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no país. Além disso, durante o período, ocorre um maior compartilhamento de informações que promovem maior conscientização sobre a relevância do controle da doença.
Como em anos anteriores, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro participará da campanha com ações como a iluminação do prédio do Museu da Justiça e a alteração provisória da identidade visual do Portal Institucional do TJERJ, que, nesse período, será adaptada para empregar a cor usada na campanha.
MAV / WBL