Autofit Section
Relevância da instauração dos cursos de Direito no país para a sociedade brasileira
Notícia publicada por DECCO-SEDIF em 11/08/2022 09:53

No Brasil, em 11 de agosto, é comemorado o Dia do Advogado. Nesse dia, em 1827, foi promulgada, por Dom Pedro I, a lei que criou dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, um na cidade de São Paulo e outro na de Olinda1. Data considerada histórica, pois, até aquele momento, nossos bacharéis eram oriundos da faculdade de Coimbra, tendo sua formação constituída a partir do olhar de Portugal, que não enxergava o Brasil como um estado nacional soberano.  

O objetivo dos dois cursos era contribuir para a construção da identidade nacional, porém, para tanto, seguiram caminhos distintos. Segundo Wolkmer (1999)2, em Pernambuco, a tendência seria a de seguir o ideário liberal por meio do tratamento dado ao “[...] fenômeno jurídico a partir de uma pluralidade temática, reforçada por leituras naturalistas, biologistas, cientificistas, históricas e sociológicas [...]” (p. 82). 

Em São Paulo, a direção teve seu foco centrado na reflexão e na militância política, principalmente viabilizado pelo jornalismo acadêmico, como também destaca Wolkmer: “[...] foi o intenso periodismo acadêmico o traço maior que predominou na tradição do Largo de São Francisco, levando os bacharéis ao desencadeamento de lutas em prol de direitos individuais e liberdades pública” (1999, p. 83). 

Historicamente, é irrefutável a importância do bacharel em Direito para a sociedade brasileira, cabendo lembrar que, desde a Constituição Federal de 1988, a advocacia é uma função essencial, pois, segundo o artigo 133, “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. 

PARABÉNS aos advogados, que cotidianamente participam da administração da Justiça brasileira! 

HA/WL 

Referências: 

  1. BRASIL. “A criação dos cursos jurídicos no Brasil”. Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Cadernos de Exposições. Agosto de 2011. 
  1. WOLKMER, Antônio Carlos. História do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 1999. 
Galeria de Imagens