Autofit Section
Autofit Section

Museu da Justiça com Você

Exposições Virtuais

Expos Museu

As exposições promovidas pelo Museu da Justiça são concebidas a partir de pesquisas desenvolvidas pelas suas equipes, do acervo sob sua guarda ou por artistas diversos, e têm por objetivo estimular a reflexão acerca de temas relacionados a justiça, direitos, cidadania e os desafios da sociedade contemporânea. Além de exposições presenciais, disponibilizamos em nosso portal diversas exposições que podem ser acessadas de onde você estiver.

Para visitar as exposições virtuais e saber mais sobre as exposições presenciais, clique neste link.

 

Acesse nossas listas no Youtube!

 

Coisas de Museu

Curiosidades sobre os acervos do Museu da Justiça

Série de vídeos que apresenta curiosidades sobre a história do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e os acervos do Museu da Justiça. A cada mês, novos conteúdos sobre o patrimônio histórico e cultural do Judiciário serão disponibilizados nas redes sociais do TJRJ.

 

Museu é Arte & Educação

Série de entrevistas

O projeto Museu & Educação é uma série de entrevistas mensais, que ocorre de forma híbrida (público virtual e presencial) e com profissionais de educação. Tem como objetivo refletir sobre a educação na sociedade contemporânea, seus avanços técnicos e sua história. Desde a Grécia Antiga, a educação tem um papel fundamental na formação e desenvolvimento do indivíduo. O programa Museu & Educação representa um espaço de diálogo sobre o indivíduo contemporâneo, a sociedade e o papel da educação no contexto histórico e social.

 

História Oral

Programa de História Oral do Poder Judiciário

O Programa de História Oral do Poder Judiciário nasceu de um projeto criado em 1998, pelo desembargador Luiz César de Aguiar Bittencourt Silva (1925-2011), que compunha o Colegiado Dirigente do Museu da Justiça. O objetivo do Programa, ao longo de 25 anos, é resgatar, preservar e divulgar a história recente do Poder Judiciário, por meio do testemunho de seus próprios agentes. Os sumários dos depoimentos estão disponíveis na página do programa e a íntegra (transcrita ou em formato audiovisual) pode ser solicitada ao Serviço de Acervo Textual, Audiovisual e de Pesquisas Históricas, através do e-mail museu.seata@tjrj.jus.br.

 

Museu Convida

Eventos ligados ao universo jurídico com palestrantes renomados ligados ao Direito. Lançamentos de livros, debates, mesas redondas e etc. são realizados de maneira gratuita e aberta ao público.

 

Música

Concertos realizados no Museu da Justiça

O Museu da Justiça, dá continuidade ao seu programa de música apresentando uma série de concertos musicais, gravados preferencialmente, nos salões históricos dos Antigos Palácios da Justiça do Rio de Janeiro e Niterói.

 

Documentário

A evolução histórica do TJRJ

O Museu da Justiça, em sua série de documentários, aborda assuntos relacionados à história da Justiça no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Episódio 1 – Direito e Justiça no Brasil: No episódio de estreia, o documentário retrata como se desenvolveu o Direito e a Organização Judiciária no Brasil, tomando por base os três períodos consagrados pela historiografia: Colônia, Império e República. O filme apresenta as principais leis e órgãos judiciais instituídos no país em contexto com os respectivos períodos históricos.

Episódio 2: O Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro: Neste episódio, será apresentada a história do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro, verdadeira joia do ecletismo do início do século XX. Serão abordados os imóveis que o antecederam e os diferentes tribunais que o tiveram por sede, desde 1926. Seus salões preservados e as grandes reformas por que passou ajudam a evidenciar sua importância para a memória da Justiça na cidade do Rio de Janeiro.

O Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário: No 3º vídeo da série de documentários do Museu da Justiça intitulado “O Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário”, que rememora as primeiras iniciativas do TJERJ para preservação da memória Judiciária, ainda no período do Estado da Guanabara, até os dias atuais, bem como a trajetória do Museu da Justiça, desde sua inauguração, em 1988, até sua fusão com o CCPJ-Rio em 2017, que resultou no atual Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário, responsável pela preservação e difusão da memória e pela realização da Agenda Cultural do Poder Judiciário.

 

Objetos que contam história

Uma imagem diz mais do que mil palavras. Um objeto mais do que isto, conta histórias. Com este propósito, o segundo vídeo da série “Objetos que Contam Histórias” apresenta os vitrais do Antigo Palácio da Justiça do Rio de janeiro. Estes vitrais feitos à moda italiana mostram referências a cultura clássica e a lembrança de datas importantes do direito brasileiro. Com isto temos uma mostra do que é possível ver presencialmente no Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

 

Visita Virtual

O Museu da Justiça apresenta uma visita virtual aos salões históricos do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro.

 

Personalidades