Autofit Section
Autofit Section

Museu da Justiça com Você

Exposições Virtuais

Expos Museu

As exposições promovidas pelo Museu da Justiça são concebidas a partir de pesquisas desenvolvidas pelas suas equipes, do acervo sob sua guarda ou por artistas diversos, e têm por objetivo estimular a reflexão acerca de temas relacionados a justiça, direitos, cidadania e os desafios da sociedade contemporânea. Além de exposições presenciais, disponibilizamos em nosso portal diversas exposições que podem ser acessadas de onde você estiver.

Para visitar as exposições virtuais e saber mais sobre as exposições presenciais, clique neste link.

 

Acesse nossas listas no Youtube!

 

História Oral

Programa de História Oral do Poder Judiciário

O Programa de História Oral do Poder Judiciário nasceu de um projeto criado em 1998, pelo desembargador Luiz César de Aguiar Bittencourt Silva (1925-2011), que compunha o Colegiado Dirigente do Museu da Justiça. O objetivo do Programa, ao longo de 25 anos, é resgatar, preservar e divulgar a história recente do Poder Judiciário, por meio do testemunho de seus próprios agentes. Os sumários dos depoimentos estão disponíveis na página do programa e a íntegra (transcrita ou em formato audiovisual) pode ser solicitada ao Serviço de Acervo Textual, Audiovisual e de Pesquisas Históricas, através do e-mail museu.seata@tjrj.jus.br.

 

Humanitas

Ciclos de Palestras, Debates e Diálogos

O Museu da Justiça, com o objetivo geral de fomentar, em especial, aproximações entre o Direito e as demais Humanidades, dá continuidade às atividades do programa Humanitas – Ciclos de Diálogos Interdisciplinares do Museu da Justiça, cujas ações têm o propósito específico de promover a cultura humanística, filosófica, científica e artística.

O evento conta com o apoio das equipes de Produção e do Educativo do Museu da Justiça, além da coordenação de W. B. Lemos e Ricardo Vieira Lima.

O evento ocorre virtualmente por meio do aplicativo Teams.
Consulte a programação mensal para saber mais.
Participação franca | Informações por e-mail: museu.agendacultural@tjrj.jus.br.
Classificação indicativa: a partir de 14 anos

 

Do Direito à Literatura

Sarau do Museu

O Sarau do Museu possui o intuito de promover a leitura de poesia e buscar aproximar o Direito das demais Humanidades.

O Sarau do Museu continua com o objetivo de resgatar a história e atualizar a forma das tradicionais reuniões literárias e musicais cariocas, tão ao gosto da Belle Époque e do Rio antigo, em que os apreciadores da poesia e da música se reuniam para dizer e ouvir poemas e canções de sua preferência.

O evento conta com o apoio das Equipes de Produção e do Educativo do Museu da Justiça e a coordenação de W. B. Lemos, doutor em Literatura Comparada (UERJ) e integrante do Corpo de Instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), e Ricardo Vieira Lima, doutor em Literatura Brasileira (UFRJ), crítico literário e poeta.

O evento ocorre virtualmente por meio do aplicativo Teams.
Consulte a programação mensal para saber mais.
Participação franca | Informações por e-mail: museu.agendacultural@tjrj.jus.br.
Classificação indicativa: a partir de 14 anos

 

Do Direito à Literatura

Leituras no Museu - Encontros Literários Interdisciplinares

No desempenho de sua função, o Museu da Justiça dá prosseguimento, de maneira virtual, ao programa “Do Direito à Literatura – Encontros Literários Interdisciplinares”. Realizados mensalmente, o encontro do Leituras no Palácio dispõe do apoio da equipe do Educativo do Museu da Justiça e da mediação do poeta W. B. Lemos, doutor em Literatura Comparada, mestre em Literatura Brasileira pela UERJ e integrante do corpo de instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

O evento ocorre virtualmente por meio do aplicativo Teams.
Consulte a programação mensal para saber mais.
Participação franca | Informações por e-mail: museu.agendacultural@tjrj.jus.br.
Classificação indicativa: a partir de 14 anos

 

Museu Convida

Eventos ligados ao universo jurídico com palestrantes renomados ligados ao Direito. Lançamentos de livros, debates, mesas redondas e etc. são realizados de maneira gratuita e aberta ao público.

 

Música

Concertos realizados no Museu da Justiça

O Museu da Justiça, dá continuidade ao seu programa de música apresentando uma série de concertos musicais, gravados preferencialmente, nos salões históricos dos Antigos Palácios da Justiça do Rio de Janeiro e Niterói.

 

Documentário

A evolução histórica do TJRJ

O Museu da Justiça, em sua série de documentários, aborda assuntos relacionados à história da Justiça no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Episódio 1 – Direito e Justiça no Brasil: No episódio de estreia, o documentário retrata como se desenvolveu o Direito e a Organização Judiciária no Brasil, tomando por base os três períodos consagrados pela historiografia: Colônia, Império e República. O filme apresenta as principais leis e órgãos judiciais instituídos no país em contexto com os respectivos períodos históricos.

Episódio 2: O Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro: Neste episódio, será apresentada a história do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro, verdadeira joia do ecletismo do início do século XX. Serão abordados os imóveis que o antecederam e os diferentes tribunais que o tiveram por sede, desde 1926. Seus salões preservados e as grandes reformas por que passou ajudam a evidenciar sua importância para a memória da Justiça na cidade do Rio de Janeiro.

O Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário: No 3º vídeo da série de documentários do Museu da Justiça intitulado “O Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário”, que rememora as primeiras iniciativas do TJERJ para preservação da memória Judiciária, ainda no período do Estado da Guanabara, até os dias atuais, bem como a trajetória do Museu da Justiça, desde sua inauguração, em 1988, até sua fusão com o CCPJ-Rio em 2017, que resultou no atual Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário, responsável pela preservação e difusão da memória e pela realização da Agenda Cultural do Poder Judiciário.

 

Objetos que contam história

Uma imagem diz mais do que mil palavras. Um objeto mais do que isto, conta histórias. Com este propósito, o segundo vídeo da série “Objetos que Contam Histórias” apresenta os vitrais do Antigo Palácio da Justiça do Rio de janeiro. Estes vitrais feitos à moda italiana mostram referências a cultura clássica e a lembrança de datas importantes do direito brasileiro. Com isto temos uma mostra do que é possível ver presencialmente no Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

 

Visita Virtual

O Museu da Justiça apresenta uma visita virtual aos salões históricos do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro.

 

Personalidades