Acervo

Autofit Section

O CCMJ proporciona a magistrados, pesquisadores, estudantes e ao público em geral o acesso a fontes históricas da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Seu acervo é composto de processos e livros judiciais, registros de áudio e vídeo de fatos significativos e de entrevistas de personalidades do mundo jurídico; além de objetos e fotografias que preservam a memória do Judiciário fluminense. 

Acervo Museológico
Este acervo é composto por peças de mobiliário, estátuas, quadros, condecorações, vestes talares, além de fotos e documentos sobre pessoas que fazem parte da história da Justiça Estadual.
Para consultar Clique Aqui

Acervo Textual
Contendo mais de 30 mil itens que encerram informações oriundas da administração da Justiça no território do atual estado do Rio de Janeiro, desde o século XVIII, o acervo textual é constituído de autos processuais cíveis e criminais referentes a crimes de grande repercussão e ações de liberdade de escravos entre muitos outros, registros de atos judiciais e administrativos das diversas cortes de justiça e arquivos pessoais de personalidades da comunidade judiciária. O acesso aos documentos se dá mediante o CADASTRO DO USUÁRIO e o envio da SOLICITAÇÃO DE CONSULTA para o e-mail ccmj.seata@tjrj.jus.br.

Para consultar Clique Aqui

Programa de História Oral e Visual
O Programa de História Oral e Visual do Poder Judiciário nasceu de um projeto, lançado, em 1998, pelo desembargador Luiz César de Aguiar Bittencourt Silva (1925-2011), que visava desenvolver um trabalho de pesquisa historiográfica, tendo por base a metodologia e as técnicas da História Oral, estabelecendo novas fontes para a recuperação dessa história. A proposta prosperou e hoje o acervo contem 170 arquivos audiovisuais de depoimentos com indivíduos cujas experiências de vida estejam ligadas à História do Judiciário fluminense (advogados, servidores do Poder Judiciário, magistrados, políticos, promotores, procuradores e secretários de Justiça). As entrevistas são realizadas, preferencialmente na sede do CCMJ, abrangendo questões tanto temáticas e profissionais quanto de trajetória pessoal do entrevistado. Todas as entrevistas são gravadas integralmente em áudio e vídeo - e, mais tarde, transcritas - sendo disponibilizadas nesses formatos para fins de consulta por pesquisadores.
Para consultar Clique Aqui

Acervo Bibliográfico

O CCMJ conta com um acervo de livros na área jurídica e de história.
Para consultar Clique Aqui

Publicações

Publicações de pesquisas desenvolvidas pela equipe do CCMJ e de trabalhos elaborados por pesquisadores com auxílio do acervo histórico do Poder Judiciário
Para consultar Clique Aqui

 

CCMJ

Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário

Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio)
Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro - RJ
55 21 3133- 3768 / 3133-3548

Antigo Palácio da Justiça de Niterói (APJ-Niterói)
Praça da República, s/nº, Centro. Niterói - RJ
55 21 3002-4284 /3002-4285